MundoBola
·31 de dezembro de 2025
Flamengo comprova domínio e fecha 2025 invicto em viradas

In partnership with
Yahoo sportsMundoBola
·31 de dezembro de 2025

Acostumado a impor um estilo dominante e sufocar adversários, o Flamengo fechou a temporada 2025 com um dado que ilustra bem essa superioridade: não levou uma virada sequer ao longo do ano. Ou seja, em todas as partidas que saiu à frente do placar, o Mais Querido venceu.
Essa estatística, claro, leva em consideração que uma vitória de virada acontece quando um time fica atrás no placar em algum momento e, mesmo assim, vence no final. O levantamento foi feito pelo "Gato Mestre".
Contabilizando todas as partidas de 2025, incluindo as iniciais do Carioca — em que o Flamengo jogou com um time alternativo —, foram 78 jogos para o Rubro-Negro. O time de Filipe Luís venceu 49 vezes, perdeu 11 e empatou outras 18. Marcou 143 gols e levou 51.
Duas dessas derrotas foram com o time alternativo, para Boavista e Nova Iguaçu, ambas por 2 a 1. O time principal só perderia a primeira em abril, em revés surpreendente para o Central Córdoba-ARG, no Maracanã, pelo mesmo placar. Contagem que se repetiu contra o Cruzeiro, já no Brasileirão, em duelo no Mineirão.
Após a derrota para o Cruzeiro, em maio, o Flamengo só voltaria a ser derrotado no fim de junho, pelo Bayern de Munique, na Copa do Mundo de Clubes. Por fim, foi superado por Santos, Atlético-MG, Estudiantes, Bahia, Fortaleza e Fluminense. Ou seja: com os principais jogadores, o Mais Querido só perdeu nove vezes em 2025, nenhuma de virada.
Por outro lado, na contagem de viradas conquistadas pela equipe, o Flamengo ocupa a segunda colocação entre os times do Brasileirão. Foram cinco ao longo da temporada, número menor apenas que as nove viradas do Palmeiras. O Fluminense alcançou o mesmo número do Mais Querido.
Cruzeiro e Vasco aparecem a seguir, com quatro viradas cada, enquanto Atlético-MG, Botafogo, Corinthians, Grêmio, Internacional, Juventude e São Paulo estão empatados com três. Bahia, Ceará, Mirassol, Santos e Vitória viraram duas vezes cada, e o Fortaleza teve uma. Red Bull Bragantino e Sport não conseguiram nenhum triunfo de virada em 2025.









































