Coluna do Fla
·19 de fevereiro de 2026
Flamengo consegue parecer favorável para reconhecimento de título do Brasileirão de 1987

In partnership with
Yahoo sportsColuna do Fla
·19 de fevereiro de 2026

Que o Flamengo é enecampeão do Brasileirão, ninguém tem dúvida. Mas há quem questione o título de 1987. Para acabar com qualquer tipo de debate, o procurador-geral da República, Paulo Gonet, enviou ao Supremo Tribunal Federal (STF) um parecer favorável à ação movida pelo Rubro-Negro pelo reconhecimento do clube como campeão ao lado do Sport.
A Procuradoria Geral da República entende que é procedente o pedido feito pelo Flamengo em abril de 2017 solicitando o reconhecimento do tetra do Brasileirão. Na ocasião, o Mais Querido tentou a rescisão do acórdão da Primeira Turma do STF, que invalidou a decisão de 2011, que reconhecia Mengo e Sport como vencedores.
O parecer é pela rescisão do acórdão impugnado. Para a solução da causa, deve ser afastada a conclusão de nulidade da RDP/CBF n. 02/2011, preservado o reconhecimento conferido ao Sport nos estritos limites do comando transitado em julgado, sem que, portanto, se tenha por proibida a titulação compartilhada de campeão do certame de 1987. O parecer é por que a ação rescisória seja julgada procedente”, diz o parecer assinado por Paulo.
Na Justiça, o Sport conseguiu derrubar a resolução emitida pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) em 2011 que dava o título também ao Flamengo. Então, os pernambucanos passaram a ser declarados oficialmente como únicos vencedores de 1987. Importante destacar que não há a possibilidade de o time de Recife perder o campeonato.
Sem dinheiro para organizar o Campeonato Brasileiro, a CBF anunciou que não iria promover a competição em 1987. Então, o Clube dos 13, que reunia os 13 times com maiores torcida do país, convidou mais três clubes e montou a Copa União, com 16 equipes. Assim, a entidade conseguiu grandes patrocinadores e a competição estava obtendo sucesso de público nos estádios e audiência nas televisões.
Incomodada com o crescimento do Clube dos 13, a CBF mudou a postura e promoveu o campeonato sem os 16 principais times, chamado Módulo Amarelo. E a própria entidade denominou a Copa União como Módulo Verde. Porém, contra a decisão arbitrária da Confederação, os principais clubes do país recusaram a determinação imposta para que os dois campeões de cada lado se cruzassem em um quadrangular.
Portanto, Flamengo e Internacional não toparam o cruzamento com Sport e Guarani. Assim, pernambucanos e paulistas ganharam dos cariocas e gaúchos por WO e fizeram a final entre si, com o time de Recife sendo campeão. Já o Mengão levou a melhor no embate de ‘primeira divisão’, por 1 a 0, gol de Bebeto.









































