Flamengo consegue parecer favorável para reconhecimento de título do Brasileirão de 1987 | OneFootball

Flamengo consegue parecer favorável para reconhecimento de título do Brasileirão de 1987 | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Coluna do Fla

Coluna do Fla

·19 de fevereiro de 2026

Flamengo consegue parecer favorável para reconhecimento de título do Brasileirão de 1987

Imagem do artigo:Flamengo consegue parecer favorável para reconhecimento de título do Brasileirão de 1987

Procurador-geral da República exige reconhecimento do título para o Flamengo


Que o Flamengo é enecampeão do Brasileirão, ninguém tem dúvida. Mas há quem questione o título de 1987. Para acabar com qualquer tipo de debate, o procurador-geral da República, Paulo Gonet, enviou ao Supremo Tribunal Federal (STF) um parecer favorável à ação movida pelo Rubro-Negro pelo reconhecimento do clube como campeão ao lado do Sport.

A Procuradoria Geral da República entende que é procedente o pedido feito pelo Flamengo em abril de 2017 solicitando o reconhecimento do tetra do Brasileirão. Na ocasião, o Mais Querido tentou a rescisão do acórdão da Primeira Turma do STF, que invalidou a decisão de 2011, que reconhecia Mengo e Sport como vencedores.


Vídeos OneFootball


O parecer é pela rescisão do acórdão impugnado. Para a solução da causa, deve ser afastada a conclusão de nulidade da RDP/CBF n. 02/2011, preservado o reconhecimento conferido ao Sport nos estritos limites do comando transitado em julgado, sem que, portanto, se tenha por proibida a titulação compartilhada de campeão do certame de 1987. O parecer é por que a ação rescisória seja julgada procedente”, diz o parecer assinado por Paulo.

O QUE O SPORT FEZ?

Na Justiça, o Sport conseguiu derrubar a resolução emitida pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) em 2011 que dava o título também ao Flamengo. Então, os pernambucanos passaram a ser declarados oficialmente como únicos vencedores de 1987. Importante destacar que não há a possibilidade de o time de Recife perder o campeonato.

COMO FOI A CONFUSÃO DE 1987?

Sem dinheiro para organizar o Campeonato Brasileiro, a CBF anunciou que não iria promover a competição em 1987. Então, o Clube dos 13, que reunia os 13 times com maiores torcida do país, convidou mais três clubes e montou a Copa União, com 16 equipes. Assim, a entidade conseguiu grandes patrocinadores e a competição estava obtendo sucesso de público nos estádios e audiência nas televisões.

Incomodada com o crescimento do Clube dos 13, a CBF mudou a postura e promoveu o campeonato sem os 16 principais times, chamado Módulo Amarelo. E a própria entidade denominou a Copa União como Módulo Verde. Porém, contra a decisão arbitrária da Confederação, os principais clubes do país recusaram a determinação imposta para que os dois campeões de cada lado se cruzassem em um quadrangular.

Portanto, Flamengo e Internacional não toparam o cruzamento com Sport e Guarani. Assim, pernambucanos e paulistas ganharam dos cariocas e gaúchos por WO e fizeram a final entre si, com o time de Recife sendo campeão. Já o Mengão levou a melhor no embate de ‘primeira divisão’, por 1 a 0, gol de Bebeto.

Saiba mais sobre o veículo