Esporte News Mundo
·18 de setembro de 2025
Flamengo contra Argentinos na Libertadores; Veja números

In partnership with
Yahoo sportsEsporte News Mundo
·18 de setembro de 2025
— Continua depois da publicidade —
Na noite desta quinta-feira (18), o Flamengo entra em campo para o jogo de ida das quartas de final contra o Estudiantes-ARG, no Maracanã. Com um velho conhecido do Estudiantes ao seu lado, o Rubro-Negro volta a enfrentar o clube argentino após 31 anos.
Por ter melhor campanha, o adversário decidirá em casa, sendo assim, o Flamengo busca criar uma gordura para a partida de volta em La Plata. O confronto tende a ser complicado por se tratar de uma equipe tradicional e que já teve muita força, no entanto, o Flamengo se agarra no retrospecto contra os Hermanos para o confronto de hoje a noite.
O Flamengo já disputou 25 jogos contra times argentinos desde sua primeira participação, contabilizando todas as fases da Libertadores. Foram 13 vitórias, nove empates e apenas três derrotas. Na fase de quartas de final, o Flamengo só esteve de frente contra Argentinos uma única vez, na Libertadores de 1991, quando enfrentou e foi eliminado para o Boca Juniors.
No entanto, o retrospecto recente é positivo, tendo em vista que o Rubro-Negro vinha de 15 jogos sem perder para argentino até o confronto contra o central Córdoba na fase de grupos. Destes 15 destacam-se o 4 a 0 sobre o Vélez na semifinal de 2022, edição que o Flamengo terminou com a taça, e a grande final de 2019, decidida por Gabigol no final do jogo, resultando no título Rubro-Negro após 38 anos.
Se tratando de confrontos apenas contra o Estudiantes de La Plata, o Fla tem certa vantagem: são oito jogos, com 4 empates, 3 vitórias do Flamengo e apenas uma vitória do Estudiantes. Sendo esta no último confronto entre as equipes, nas oitavas da Supercopa Libertadores de 1994. Na ocasião o Flamengo acabou eliminado pois perdeu de 2 a 0 após um empate sem gols Maracanã.
Todos os jogos entre as equipes foram pela extinta Supercopa Libertadores, e o Flamengo levou a melhor se classificando em 1988, 1991 e 1992, nesta última edição o confronto foi válido pela fase de quartas de final da competição.
No total são oito jogos, com nove gols marcados e cinco sofridos, e se tratando de partidas em casa, o Flamengo nunca perdeu para o Estudiantes; Confira as partidas:
O Estudiantes ainda terá de frente um velho conhecido, o goleiro Rossi, que já jogou pela equipe em 2015, e atuou também por rivais como Boca Juniors e Lanús. O goleiro teve um momento marcante relembrado por torcedores na véspera do confronto, atuando pelo Boca, o goleiro pegou um pênalti contra o ex-time.
“O Estudiantes foi o primeiro time da série A que me comprou, cheguei lá muito novo, consegui jogar lá um ano e meio, três jogos no profissional e depois fui emprestado, depois fui para o Boca. Mas cheguei a enfrentar o Estudiantes jogando pelo Boca, e teve um jogo marcante no estádio do Estudiantes, acho que vencemos 1×0 e consegui pegar um pênalti lá… A gente ganhou ou empatou o jogo, tenho essa lembrança positiva contra eles”, Declarou Rossi.
“Eu joguei lá, sei o que é a Libertadores para o Estudiantes. Sabemos que não tem jogo fácil na Libertadores. Seja na Argentina, na Venezuela, no Equador… Sabemos da dificuldade de cada jogo. Mas dentro do campo são 11 contra 11, tem questões táticas, técnicas e físicas também. Acho que vai ser um jogo muito disputado, muito físico. Mas a gente tem a vantagem de jogar o primeiro jogo em casa e tentar fazer um grande primeiro jogo, para depois buscar a classificação lá. Eu acredito que se a gente fizer um bom primeiro jogo aqui, temos muitas chances de conseguir essa vaga na semi. Mas são 180 minutos, vai ser duro”, Completou o goleiro em entrevista coletiva no Ninho do Urubu na última terça-feira.
Caso se classifique contra a equipe de La Plata, o Flamengo terá pela frente o vencedor de Racing x Vélez, ou seja mais um confronto contra argentinos. O retrospecto joga a favor do Flamengo, que tem um caminho difícil, mas acessível para chegar na final da competição, que assim como em 2019, será em Lima, no Peru.
Após a partida de ida, o Flamengo tem pela frente o Vasco, pela 24ª rodada do Brasileirão, a partida será no domingo (21), às 17h30 (de Brasília), no Maracanã. Após a partida pelo campeonato nacional, os olhos rubro-negros se voltam para Copa Libertadores novamente, a partida de volta contra o Estudiantes será no Estadio Jorge Luis Hirschi, na quinta-feira (25), às 21h30 (de Brasília).