MundoBola
·08 de dezembro de 2025
Flamengo corre risco de perder Filipe Luís para decisão em 2026

In partnership with
Yahoo sportsMundoBola
·08 de dezembro de 2025

De olho na Copa Intercontinental, o Flamengo pode perder o técnico Filipe Luís para uma das primeiras decisões da temporada 2026: a Recopa Sul-Americana. Isto porque o treinador, após ser multado por atrasar um reinício de jogo na Libertadores, repetiu o ato na decisão e voltou a denunciá-lo. Assim, há a possibilidade de suspensão.
Conforme destacado pelo jornalista Igor Siqueira, Filipe Luís foi punido inicialmente por atraso de jogo no jogo de volta da semifinal da Libertadores, contra o Racing. Na ocasião, o Rubro-Negro arrancou um empate em 0 a 0 e garantiu vaga na decisão, na qual seria campeão sobre o Palmeiras.
"Detalhezinho aqui sobre o Filipe Luís, de um assunto voltado à Conmebol. O Flamengo, obviamente, campeão da Libertadores, vai disputar a Recopa. E é preciso ficar atento para o que vai acontecer no Tribunal da Conmebol nos próximos dias, pelo seguinte: o Felipe foi multado em US$ 80 mil por atraso de jogo na segunda partida da semifinal da Libertadores", começou Igor.
O problema é que, após a primeira punição, Filipe Luís voltou a ser denunciado pelo mesmo motivo na final, que terminou com gol de Danilo e placar em 1 a 0. Para o jornalista, a repetição dos casos pode acarretar uma suspensão para o técnico — que teria de cumpri-la no próximo jogo do Flamengo em um torneio da Conmebol: a Recopa.
"A Conmebol está indo atrás, sempre vai muito atrás por conta dos atrasos na volta do intervalo. E ele está denunciado de novo, por conta do atraso de um minuto e pouco, também na final da Libertadores. Então, é um contexto que a Conmebol não só vai majorando as multas, mas pode acontecer de a Conmebol decidir suspender o treinador por conta desses reiterados atrasos", explicou.
Naturalmente, o Flamengo já trabalha no caso e se defende junto à Conmebol. Como os atrasos são normalmente punidos sem muita cerimônia, o foco é em evitar algum tipo de gancho específico a Filipe Luís. A Recopa é disputada em sistema de ida e volta, com um jogo na casa de cada time.
"O Flamengo já mandou, tinha prazo até hoje para mandar a defesa para o Tribunal da Conmebol, a defesa do Filipe Luís. Para tentar evitar que esse negócio cresça ainda mais, para uma eventual suspensão. Imagina, você tomar um gancho da Conmebol: ficaria fora do jogo de ida da Recopa, contra o Lanús", destacou.
A Recopa Sul-Americana opõe os campeões de Libertadores, e Sul-Americana — respectivamente, Flamengo e Lanús-ARG. O primeiro jogo acontece na Argentina, no dia 18 de fevereiro de 2026; a volta está marcada para o Maracanã, uma semana depois, no dia 25. Os horários ainda não foram definidos pela Conmebol, mas deve ficar na faixa de 21h30 (horário de Brasília).
"O trabalho do Departamento Jurídico é convencer o julgador, geralmente o juiz único da Conmebol. Ainda que seja punido ou condenado — é praticamente inevitável uma condenação quando há atraso de jogo assim, e isso impacta, como falei, no treinador. Mas a tentativa é evitar que haja uma suspensão para o Felipe, por mais que tenha sido denunciado e já condenado nesse artigo específico", completou.
Enquanto o Flamengo venceu o Palmeiras para conquistar sua quarta Libertadores na história, feito inédito entre times brasileiros, o Lanús passou pelo Atlético-MG na decisão da Sul-Americana. O Rubro-Negro já conquistou a Recopa uma vez, em 2020, sobre o Independiente del Valle-EQU.









































