Flamengo corre risco de perder Filipe Luís para decisão em 2026 | OneFootball

Flamengo corre risco de perder Filipe Luís para decisão em 2026 | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: MundoBola

MundoBola

·08 de dezembro de 2025

Flamengo corre risco de perder Filipe Luís para decisão em 2026

Imagem do artigo:Flamengo corre risco de perder Filipe Luís para decisão em 2026

De olho na Copa Intercontinental, o Flamengo pode perder o técnico Filipe Luís para uma das primeiras decisões da temporada 2026: a Recopa Sul-Americana. Isto porque o treinador, após ser multado por atrasar um reinício de jogo na Libertadores, repetiu o ato na decisão e voltou a denunciá-lo. Assim, há a possibilidade de suspensão.

Conforme destacado pelo jornalista Igor Siqueira, Filipe Luís foi punido inicialmente por atraso de jogo no jogo de volta da semifinal da Libertadores, contra o Racing. Na ocasião, o Rubro-Negro arrancou um empate em 0 a 0 e garantiu vaga na decisão, na qual seria campeão sobre o Palmeiras.


Vídeos OneFootball


"Detalhezinho aqui sobre o Filipe Luís, de um assunto voltado à Conmebol. O Flamengo, obviamente, campeão da Libertadores, vai disputar a Recopa. E é preciso ficar atento para o que vai acontecer no Tribunal da Conmebol nos próximos dias, pelo seguinte: o Felipe foi multado em US$ 80 mil por atraso de jogo na segunda partida da semifinal da Libertadores", começou Igor.

O problema é que, após a primeira punição, Filipe Luís voltou a ser denunciado pelo mesmo motivo na final, que terminou com gol de Danilo e placar em 1 a 0. Para o jornalista, a repetição dos casos pode acarretar uma suspensão para o técnico — que teria de cumpri-la no próximo jogo do Flamengo em um torneio da Conmebol: a Recopa.

"A Conmebol está indo atrás, sempre vai muito atrás por conta dos atrasos na volta do intervalo. E ele está denunciado de novo, por conta do atraso de um minuto e pouco, também na final da Libertadores. Então, é um contexto que a Conmebol não só vai majorando as multas, mas pode acontecer de a Conmebol decidir suspender o treinador por conta desses reiterados atrasos", explicou.

Flamengo trabalha para evitar suspensão de Filipe Luís

Naturalmente, o Flamengo já trabalha no caso e se defende junto à Conmebol. Como os atrasos são normalmente punidos sem muita cerimônia, o foco é em evitar algum tipo de gancho específico a Filipe Luís. A Recopa é disputada em sistema de ida e volta, com um jogo na casa de cada time.

"O Flamengo já mandou, tinha prazo até hoje para mandar a defesa para o Tribunal da Conmebol, a defesa do Filipe Luís. Para tentar evitar que esse negócio cresça ainda mais, para uma eventual suspensão. Imagina, você tomar um gancho da Conmebol: ficaria fora do jogo de ida da Recopa, contra o Lanús", destacou.

A Recopa Sul-Americana opõe os campeões de Libertadores, e Sul-Americana — respectivamente, Flamengo e Lanús-ARG. O primeiro jogo acontece na Argentina, no dia 18 de fevereiro de 2026; a volta está marcada para o Maracanã, uma semana depois, no dia 25. Os horários ainda não foram definidos pela Conmebol, mas deve ficar na faixa de 21h30 (horário de Brasília).

"O trabalho do Departamento Jurídico é convencer o julgador, geralmente o juiz único da Conmebol. Ainda que seja punido ou condenado — é praticamente inevitável uma condenação quando há atraso de jogo assim, e isso impacta, como falei, no treinador. Mas a tentativa é evitar que haja uma suspensão para o Felipe, por mais que tenha sido denunciado e já condenado nesse artigo específico", completou.

Enquanto o Flamengo venceu o Palmeiras para conquistar sua quarta Libertadores na história, feito inédito entre times brasileiros, o Lanús passou pelo Atlético-MG na decisão da Sul-Americana. O Rubro-Negro já conquistou a Recopa uma vez, em 2020, sobre o Independiente del Valle-EQU.

Saiba mais sobre o veículo