Flamengo Disney? Bap faz comparação inusitada ao analisar capacidade de expansão do clube | OneFootball

Flamengo Disney? Bap faz comparação inusitada ao analisar capacidade de expansão do clube | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Coluna do Fla

Coluna do Fla

·14 de fevereiro de 2026

Flamengo Disney? Bap faz comparação inusitada ao analisar capacidade de expansão do clube

Imagem do artigo:Flamengo Disney? Bap faz comparação inusitada ao analisar capacidade de expansão do clube

Presidente do Flamengo, Luiz Eduardo Baptista citou a Disney ao falar do Flamengo


O Flamengo é a Disney do futebol. Assim, pelo menos, é a visão que Luiz Eduardo Baptista tem do potencial que o clube rubro-negro tem no futebol. Com o objetivo de ganhar ‘novos fãs’ em todo o planeta e gerando receita até em anos sem títulos, o presidente do Mengão quer transformar o Mais Querido no ‘Mundo Encantado’.

Estamos criando um modelo de gestão em que o crescimento do Flamengo não depende do sucesso esportivo. Portanto, continuaremos crescendo, mesmo que o Flamengo não ganhe tudo. Se ganhar tudo, será ótimo para os torcedores, como eu, e para o clube. Mas, se não ganharmos, seguiremos crescendo. Há muitas oportunidades comerciais. É futebol, mas não precisa estar limitado apenas ao futebol. Esse é o conceito de tratar o clube como a Disney: você vende sonhos, vende entretenimento, vende produtos, vende um lar… —, disse Bap, em entrevista ao ‘AS’, da Espanha.


Vídeos OneFootball


Não é por outro motivo que você vê os clubes europeus irem à América, buscar novos torcedores na Ásia, fazer pré-temporadas no exterior e abrir novos mercados. Isso é como a exploração do mundo nos séculos XV e XVI — é a mesma lógica. Só que, em vez de pegar caravelas e dominar o mundo além-mar, você tenta fazer isso pegando aviões e indo à China com um time de futebol. No fundo, trata-se de abrir novos mercados para o seu produto —, acrescentou.

MICKEY DAS AMÉRICAS?

O Flamengo ganhou praticamente tudo em 2025. Portanto, o clube arrecadou milhões de premiação e receitas. No entanto, Bap garante que o clube teria lucro até mesmo se passasse o ano em branco, graças as receitas já consolidadas que o Rubro-Negro têm.

De forma análoga, estamos fazendo isso com o Flamengo no Brasil e na América do Sul. O resultado tem sido muito positivo. É claro que, quando se ganha, as outras receitas crescem mais. Mas, se o Flamengo não tivesse sido campeão no ano passado, suas receitas ainda assim teriam crescido cerca de 25%. Ou seja, mesmo que o Flamengo tivesse perdido tudo, ainda assim teria aumentado seus ganhos em 25% —, encerrou Bap.

E O FLAMENGO?

Se o Flamengo sobrevive sem título, segundo Bap, a torcida quer saber de taças. E o time pode se aproximar de mais uma neste domingo (15), quando enfrenta o Botafogo, pelas quartas de final do Campeonato Carioca. A bola rola a partir das 17h30 (horário de Brasília), no Engenhão.

Saiba mais sobre o veículo