MundoBola
·28 de janeiro de 2026
Flamengo é favorito ao Brasileirão 2026, diz site português: 'germanização' à vista

In partnership with
Yahoo sportsMundoBola
·28 de janeiro de 2026

O Brasileirão 2026 começa nesta quarta-feira (28), e o Flamengo entra em campo já tratado pela imprensa europeia como favorito ao título. Em análise publicada pelo jornal português "A Bola", o Rubro-Negro é apontado como protagonista de uma possível "germanização" do futebol brasileiro, em referência à hegemonia do Bayern de Munique.
Se nos últimos anos falava-se em "espanholização", um duopólio entre Flamengo e Palmeiras, similar a Real Madrid e Barcelona, a projeção para os próximos anos é diferente. Para os europeus, o Fla fatura "substancialmente mais" que o já milionário rival paulista, assumindo o papel do gigante alemão que domina a Bundesliga de forma insaciável.
A publicação utiliza a negociação por Lucas Paquetá como o maior exemplo dessa nova era. O jornal ressalta que os valores astronômicos envolvidos na transação (42 milhões de euros) "não assustam o clube mais popular do Brasil", enquanto outros times sofrem para fechar as contas.
"Talvez o Mengão já tenha implodido a lista, através de Lucas Paquetá. (...) Como o Fla, atual campeão brasileiro e sul-americano, fatura substancialmente mais do que o já de si milionário Verdão, muitos observadores falam até em 'germanização'", diz trecho da análise.
Apesar de apontar o Flamengo como o "Bayern brasileiro", o diário alerta que o título não está ganho. O texto cita o Cruzeiro como o novo "intruso" na disputa pelo título, destacando a compra de Gerson (ex-Flamengo) por 27 milhões de euros.
Além disso, a análise lembra que o Brasileirão 2026 será um torneio atípico, dividido em "a.C. e d.C." (antes e depois da Copa). Com a paralisação para o Mundial nos EUA, México e Canadá, o campeonato será partido ao meio, o que pode gerar imprevistos e mudanças de rumo que nem o dinheiro pode controlar totalmente.
O jornal também mapeou as movimentações dos adversários:
O Flamengo estreia no Brasileirão logo mais, às 21h30 (horário de Brasília), contra o São Paulo, no Morumbi, buscando provar em campo que a "germanização" é uma realidade.








































