MundoBola
·02 de dezembro de 2025
Flamengo e José Boto: situação contratual e planejamento para 2026

In partnership with
Yahoo sportsMundoBola
·02 de dezembro de 2025

José Boto tem vínculo com o Flamengo até dezembro de 2026, mas surgiram dúvidas sobre a permanência do diretor técnico após o título da Libertadores. Apesar do contrato prever continuidade, ele também inclui cláusula que permite a rescisão sem multa, tanto por parte do clube quanto do dirigente.
No momento, não há definição sobre o futuro de Boto. Segundo informações do 'ge', o presidente Bap e o português mantêm conversas para avaliar se a relação seguirá por mais um ano. Caso uma das partes queira encerrar o vínculo, a rescisão pode ocorrer de forma simples. Contudo, o momento aponta para a continuidade do trabalho.
A situação atual indica que o Flamengo não tem dúvidas sobre a permanência do diretor, que inclusive já começou o planejamento para 2026 com mapeamento de mercado e estratégia de reforços. A decisão sobre Boto será tomada em conjunto com Bap, após a análise do trabalho realizado e das prioridades para a próxima temporada.
Boto terminou 2025 em alta, após conduzir a janela de transferências do meio do ano, considerada a mais cara da história do clube, e após a conquista da Libertadores. O ano do diretor teve altos e baixos, incluindo críticas pesadas ao trabalho em alguns momentos, mas os resultados e o trabalho no segundo semestre consolidaram sua posição.
No primeiro semestre, o diretor enfrentou críticas por encaminhar a contratação de Mikey Johnston, do West Bromwich, da segunda divisão inglesa, mas depois recuou e conduziu a janela de meio de ano. Também houve desgaste após a divulgação de um print interno sugerindo a possibilidade de venda de Pedro.
Naquele período, aliás, a permanência de Boto chegou a ser debatida internamente. Bap conversou pessoalmente com o dirigente para alinhar expectativas. Episódio que pode ter sido um ponto de virada na relação do diretor com a imprensa, ao menos no dia a dia do clube.
No segundo semestre, o cenário mudou. Com a consolidação da equipe e resultados positivos em campo, ele passou a ter mais tranquilidade para planejar o próximo ano. Atualmente, Boto conduz negociações por reforços e a renovação de Filipe Luís.
Enquanto os jogadores e torcedores comemoram o título da Libertadores, a diretoria do Flamengo já trabalha na montagem do elenco para a próxima temporada. José Boto monitora o mercado brasileiro e já tem negociações avançadas com um goleiro e um zagueiro, cujos nomes ainda não foram divulgados.
A contratação do goleiro virou prioridade com a saída de Matheus Cunha, que assinou pré-contrato com o Cruzeiro. No setor defensivo, outro reforço é necessário diante da sobrecarga em Léo Pereira, Léo Ortiz e Danilo, já que Cleiton e João Victor não se firmaram.
A diretoria também se prepara para resistir ao assédio europeu sobre jogadores valorizados. O foco na primeira janela de 2026 será manter os destaques e reforçar o elenco de forma estratégica, garantindo equilíbrio e continuidade.
Ao vivo









































