Coluna do Fla
·19 de setembro de 2025
Flamengo é operado pela arbitragem, mas vence Estudiantes e está a um empate das semis da Libertadores

In partnership with
Yahoo sportsColuna do Fla
·19 de setembro de 2025
O Flamengo deu importante passo para avançar às semifinais da Copa Libertadores. Nesta quinta-feira (18), o Rubro-Negro fez 2 a 1 no Estudiantes (ARG), no Maracanã, e pode até empatar em La Plata para seguir no torneio.
Os gols da partida foram marcados por Pedro e Varela, ambos antes dos dez minutos de jogo (Carillo descontou no fim). Portanto, o Flamengo encaminhou a classificação, que o time de Filipe Luís tentará selar na próxima quinta-feira (25), na Argentina.
O início do jogo foi dos sonhos, com gol logo aos 15 segundos. Na saída de bola, Gonzalo Plata recebeu na direita e tocou para Pedro na área. O camisa 9 girou, bateu de canhota e saiu para o abraço. Gol relâmpago no Maracanã! O Mengão estava avassalador!
Não demorou para o placar ser ampliado. Afinal, aos oito minutos, Ayrton Lucas foi ao fundo e cruzou no segundo pau. Completamente livre, Varela deu uma ‘chicotada’ na bola e marcou um golaço! Show no Maraca, e festa da Nação.
Só dava Mengo! Aos 19 minutos, Pedro recebeu na área, cortou a marcação e ficou cara a cara com o goleiro Muslera. Porém, o uruguaio operou um milagre, evitando o terceiro. Com 28′, nova chance, dessa vez com Samuel Lino, que bateu mascado após cruzamento de Varela, mas a bola passou rente à trave.
Primeiro tempo de almanaque do Flamengo. Desse modo, o Mengo teve 11 finalizações, contra três do adversário. Além disso, o Rubro-Negro fechou a etapa inicial com 61% de posse de bola. Assim sendo, o 2 a 0 ficou barato para o Estudiantes.
Assim como no primeiro tempo, o Flamengo começou com tudo na etapa final. Após jogada de Ayrton Lucas, Samuel Lino obrigou Muslera a fazer grande defesa aos cinco minutos. Com seis, Plata recebeu de Pedro dentro da área, mas chutou fraco, nas mãos do goleiro.
Com o placar favorável do primeiro tempo, o Flamengo relaxou na etapa final e abusou do preciosismo. Toque refinados, com direito a letra de Pedro no meio campo, deram a tônica da etapa final. Além disso, o Rubro-Negro deu sinais de cansaço, até Saúl caiu no gramado dando lugar a Allan aos 20′.
O Estudiantes não criava, mas equilibrou a posse de bola, ficando 50% a 50% na metade do segundo tempo. Por isso, Filipe Luís chamou Bruno Henrique e Luiz Araújo para as vagas de Pedro e Arrascaeta, para dar um sangue novo no Flamengo.
Aos 37 minutos, virou drama para o Flamengo. O juiz Andrés Rojas inventou um segundo amarelo para Gonzalo Plata, em lance que o atacante claramente sofreu falta. Desse modo, o Mais Querido ficou com um a menos nos instantes finais, e o Estudiantes foi para cima. Para reorganizar o time, Filipe Luís tirou Samuel Lino e colocou Danilo.
Nos acréscimos, o Estudiantes fez o gol que deixou o time argentino vivo na disputa. Depois de bola na área, Carrillo aproveitou e calou o Maracanã por alguns segundos. Resultado na conta da arbitragem, que ASSALTOU o Flamengo.
O jogo de volta entre Flamengo e Estudiantes será na próxima quinta-feira (25), em La Plata, às 21h30 (horário de Brasília). Antes, porém, o Mengão faz clássico contra o Vasco. Neste domingo (21), a bola rola pelo Brasileirão no Maracanã, às 17h30 (de Brasília).
FICHA TÉCNICA FLAMENGO 2X1 ESTUDIANTES Competição: Copa Libertadores da América, quartas de final, jogo de ida Local: Estádio Maracanã, Rio de Janeiro Data: 18 de setembro de 2025, quinta-feira Gols: Pedro 15 segundos/1º, Varela 8’/1º, Carrillo 46’/2º
ESCALAÇÕES
Flamengo: Agustín Rossi; Guillermo Varela, Léo Ortiz, Léo Pereira e Ayrton Lucas; De La Cruz, Saúl e Arrascaeta; Samuel Lino, Gonzalo Plata e Pedro. Técnico: Filipe Luís.
Estudiantes: Fernando Muslera; Román Gómez, Santiago Núñez, Facundo Rodríguez e Santiago Arzamendia; Lucas Piovi, Facundo Farías, Santiago Ascacíbar, Mikel Amondarain e Cristian Medina; Guido Carrillo. Técnico: Eduardo Domínguez.