MundoBola Flamengo
·24 de janeiro de 2025
In partnership with
Yahoo sportsMundoBola Flamengo
·24 de janeiro de 2025
O TBT desta quinta-feira (23) será dedicado a um título inédito do Flamengo Feminino e que marcou o nome do Rubro-Negro na história do futebol nacional: o Brasileirão de 2016.
Na noite de 20 de maio de 2016, o Flamengo entrou em campo para enfrentar o Rio Preto, em São José do Rio Preto, interior de São Paulo e decidir a final do Brasileirão A1.
Na primeira fase o Flamengo passou por Vitória de Tabocas (3x1), Viana (3x0), São Francisco (0x0) e CEPE-Caxias (3x0), encerrando a etapa de forma invicta.
Já na segunda fase, o Rubro-Negro sofreu sua primeira derrota. Os desafios da etapa foram: São José (empate em 0x0), Iranduba (vitória por 3x1) e para fechar as três primeiras rodadas da fase, o Corinthians (derrota por 0x2).
Nas últimas rodadas da segunda fase, o Flamengo pegou novamente o Corinthians, mas dessa vez conseguiu a vitória por (3x2), o Iranduba (vitória por 2x1) e finalizando a segunda fase, uma vitória sobre o São José (2x0).
Nas semifinais, o Flamengo fez o primeiro jogo contra a Ferroviária e sofreu uma derrota por 2 a 1, na casa do adversário. No jogo de volta, a equipe rubro-negra venceu por 1 a 0, em casa e se classificou para a grande final contra o Rio Preto, que havia superado o São José.
O primeiro jogo aconteceu no estádio Los Larios, em Duque de Caxias–RJ. O Rio Preto ganhou por 1 a 0, levando a vantagem do empate para o jogo de volta em casa.
A equipe do interior de São Paulo estava com 11 jogos de invencibilidade e tinha 100% de aproveitamento jogando em casa, com 6 vitórias.
O segundo jogo aconteceu na casa do Rio Preto: o Estádio Anísio Haddad, em São José do Rio Preto, em São Paulo. O time da casa entrou em campo precisando apenas de um empate para assegurar o bicampeonato.
No entanto, a equipe paulista, campeã no ano anterior, não conseguiu conter a reação rubro-negra e encerrou a competição ficando com a medalha de prata.
A vitória por 2 a 1, garantiu às atletas do Flamengo seu primeiro título do Campeonato Brasileiro Feminino. Vale ressaltar que o Flamengo é o único clube de fora do Estado de São Paulo a conquistar o título.