MundoBola Flamengo
·04 de abril de 2025
Flamengo figura entre times da Série A que mais utilizaram a base em 2024

In partnership with
Yahoo sportsMundoBola Flamengo
·04 de abril de 2025
O Flamengo está entre os clubes da Série A que mais utilizou jogadores das categorias de base no Brasileirão de 2024. É o que aponta análise do Observatório de Futebol do CIES (Centro Internacional de Estudos Esportivos, na sigla em inglês), divulgada nesta semana, com o Flamengo na terceira colocação.
De todos os atletas que entraram em campo pelo Fla na última edição, 34.2% foram formados nas categorias de base. Índice que o deixa o Rubro-Negro muito próximo do Palmeiras (34.4%), segundo colocado, e um pouco atrás do líder São Paulo (36.8%). O último da lista é o Fortaleza, que chama a atenção por ser o único que não utilizou jogadores formados na base.
Importante ressaltar que os critérios adotados pelo CIES consideram atletas da base aqueles que ficaram pelo menos três temporadas completas no clube entre 15 e 21 anos. Isso exclui dois jogadores do Flamengo que entraram em campo no Brasileirão 2024: Matheus Cunha e Shola.
O goleiro foi contratado para a base rubro-negra já com 20 anos, em 2021, enquanto o atacante nigeriano acaba de começar a terceira temporada com o Manto Sagrado.
Assim, o índice que deveria ser de 39,4% pelos 15 jogadores da base dos 38 no total, caiu para 34,2% por considerar apenas 13 Garotos do Ninho. O mesmo acontece com os outros clubes.