MundoBola
·26 de janeiro de 2026
Flamengo foi soberbo? Casagrande faz acusações diante do mau momento no Carioca

In partnership with
Yahoo sportsMundoBola
·26 de janeiro de 2026

A derrota por 2 a 1 para o Fluminense no clássico deste domingo não gerou apenas preocupação na tabela do Campeonato Carioca, mas também fortes críticas ao planejamento do departamento de futebol do Flamengo. Em sua coluna publicada nesta segunda-feira (26) no "UOL", o ex-jogador e comentarista Walter Casagrande Jr não poupou palavras e acusou o clube de "soberba" na condução deste início de temporada.
Para Casagrande, o Rubro-Negro se complicou sozinho ao subestimar o Estadual. O colunista argumenta que o clube "se enrolou todo por ter escolhido a estratégia errada" e classificou a decisão de iniciar o Carioca com a equipe Sub-20 como "um grande tiro no pé".
A principal crítica recai sobre a mentalidade da diretoria, que, segundo ele, agiu com a "soberba de quem se acha muito melhor que todos", ilustrando o cenário com o ditado popular "o peixe morre pela boca": enquanto discute contratações de quase 42 milhões de euros, o clube ignora a realidade imediata e agora corre o risco de disputar um "rebolo contra o rebaixamento", o que aumentará o desgaste físico do elenco.
Casagrande traçou um paralelo com o ano de 2023, relembrando o episódio em que o então vice de futebol, Marcos Braz, puxou o coro de "Real Madrid, pode esperar" no vestiário. Para o comentarista, se o Flamengo atual estiver na mesma sintonia de arrogância, "corre o risco de não ganhar nada de novo", repetindo o ano sem títulos de 2023, mesmo disputando vários torneios e sendo, tecnicamente, a melhor equipe da América do Sul.
Sobre a estreia no Brasileirão contra o São Paulo e a Supercopa contra o Corinthians, Casagrande vê desvantagens físicas reais para a decisão, destacando que o Corinthians "está com mais ritmo de jogo que os titulares do Flamengo".
Ele ainda citou a imprevisibilidade do time de Filipe Luís, lembrando que, apesar do massacre nos números contra o Vasco (61% de posse e 32 finalizações), a vitória foi magra, sustentando que a soberba pode ser o maior adversário do clube em 2026.
Faltou a Casagrande lembrar que o Flamengo fez uma temporada extremamente vitoriosa e desgastante em 2025, o que interferiu diretamente para o elenco principal se reapresentar um pouco depois que os demais clubes, por isso a utilização do elenco sub-20 no Carioca. Se planejar para buscar repetir em 2026 os feitos do ano passado não parece ser soberba e sim mentalidade vencedora.









































