Flamengo muda peça-chave do DM e define substituto para 2026 | OneFootball

Flamengo muda peça-chave do DM e define substituto para 2026 | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: MundoBola

MundoBola

·19 de dezembro de 2025

Flamengo muda peça-chave do DM e define substituto para 2026

Imagem do artigo:Flamengo muda peça-chave do DM e define substituto para 2026

O Flamengo já tem definido o substituto de Cláudio Pavanelli no Departamento Médico. Trata-se de Pedro Menezes, ex-Atlético-MG, que assumirá a coordenação científica do clube a partir de 2026.

A contratação tem o aval direto do chefe do DM rubro-negro, Fernando Sassaki, mantido como chefe do setor. Em 2025, Pedro Menezes atuou como coordenador científico da base do Atlético-MG e chega ao Flamengo para ocupar uma função importante na área de saúde e performance. A informação da contratação do profissional é do jornalista Venê Casagrande.


Vídeos OneFootball


O profissional ficará responsável pela organização dos sistemas de avaliação e monitoramento físico, além da integração de dados voltados à prevenção de lesões, reabilitação e controle de carga, funções que vinham sendo desempenhadas por Pavanelli.

Imagem do artigo:Flamengo muda peça-chave do DM e define substituto para 2026

Cláudio Pavanelli (esquerda), que deixa o Flamengo ao final de 2025, e Pedro Menezes (direita) novo coordenador científico do clube. Fotos: Reprodução | Fabio Pinel / Atlético

Desempenho do Departamento Médico em 2025

A chegada de Pedro Menezes ocorre após uma temporada em que o Departamento Médico do Flamengo conseguiu manter o elenco competitivo apesar do calendário pesado. Em 2025, o clube disputou 74 partidas.

O número de lesões seguiu próximos aos anos anteriores, mas o impacto esportivo foi menor do que em 2024. A maioria dos casos foi considerada leve ou moderada, permitindo retornos rápidos e evitando longas ausências de titulares importantes.

Os maiores exemplos são Léo Pereira e Arrascaeta. O zagueiro disputou 63 das 74 partidas do Flamengo na temporada, o que o coloca entre os jogadores com mais minutos do mundo em 2025, enquanto o Camisa 10 aliou o bom rendimento físico ao melhor ano da carreira dentro de campo.

Internamente, o controle de carga, planejamento individualizado e a integração de dados entre os departamentos foram apontados como decisivos para sustentar o rendimento físico em um ano de quatro títulos.

Saiba mais sobre o veículo