Gazeta Esportiva.com
·09 de dezembro de 2025
Flamengo oficializa pedido por fim dos campos sintéticos na CBF

In partnership with
Yahoo sportsGazeta Esportiva.com
·09 de dezembro de 2025

Nesta segunda-feira, o Flamengo oficializou um pedido junto à Confederação Brasileira de Futebol (CBF) para a melhoria e padronização dos gramados no futebol brasileiro.
No documento, o clube apresenta a proposta do “Programa de Avaliação e Monitoramento da Qualidade de Gramados do Futebol Brasileiro”, que reúne sugestões voltadas a elevar a qualidade dos gramados e aproximar o futebol nacional da primeira prateleira do esporte mundial.
No texto, o Flamengo faz uma comparação com as principais ligas europeias, onde a implantação de campos artificiais é proibida. O clube ainda diz que nenhum país campeão do mundo aceita “gramados de plástico”, somente o Brasil. Além disso, ressalta que não só o Flamengo é contra, mas também os principais jogadores do futebol brasileiro.
Um dos tópicos do documento também afirma que proibir gramados sintéticos não é o suficiente. “Determinar um padrão de qualidade mínimo para gramados naturais, seguindo normas rígidas utilizadas pela Fifa e pela Uefa, adaptadas às especificidades do futebol brasileiro” também é necessário.
O Campeonato Brasileiro de 2026 terá cinco clubes que utilizam grama sintética em seus estádios. São eles: Palmeiras, Botafogo e Atlético-MG, que já estavam na Série A, e a chegada de Chapecoense e Atlhletico-PR, que garantiram o retorno à elite este ano.
O Flamengo protocolou hoje (08/12), junto à Confederação Brasileira de Futebol (CBF), uma contribuição técnica ao grupo de trabalho a ser formado pela melhoria e padronização dos gramados no país, reforçando o compromisso do Clube Por um Futebol de Primeiro Mundo.
No documento, o Flamengo apresenta a proposta do Programa de Avaliação e Monitoramento da Qualidade de Gramados do Futebol Brasileiro, que reúne sugestões voltadas a elevar a qualidade dos campos, aprimorar a prática esportiva e aproximar o futebol nacional da primeira prateleira do esporte mundial.
Alguns pontos apresentados pelo Flamengo:
Essas sugestões complementam a resposta formal do Flamengo ao pedido da CBF por contribuições para ajuste do Regulamento Geral de Competições (RGC) e do Regulamento Específico de Competições (REC) do Brasileirão 2026. Agora, o Flamengo aguarda a formalização do grupo de trabalho que irá aprofundar o tema, permitindo que as discussões e deliberações ocorram em tempo hábil para o início das competições da próxima temporada.









































