Coluna do Fla
·23 de setembro de 2026
Flamengo planeja lançar linha de produtos de Erick Pulgar; boneco do camisa 5 está entre as ideias

In partnership with
Yahoo sportsColuna do Fla
·23 de setembro de 2026

O Flamengo pretende lançar uma linha de produtos de Erick Pulgar. Não à toa, as áreas comercial e de marketing do clube começaram a discutir o projeto, que prevê receitas para o Rubro-Negro e para o jogador.
Entre as possibilidades em estudo está um boneco do camisa 5, a exemplo do que o clube já fez com Arrascaeta, Bruno Henreique e Gabigol. Além disso, a ideia envolve outros itens para venda no Maracanã e nas lojas oficiais do Flamengo. As conversas, porém, estão em fase inicial. Por isso, ainda não há data de lançamento, lista fechada de produtos ou preços definidos.
O perfil do volante de 32 anos, aliado ao estilo aguerrido que o tornou titular indiscutível nas últimas temporadas, motivou o projeto. Com isso, o clube passou a enxergar espaço para explorar mais a imagem do chileno.
Nesse processo, o Flamengo percebeu que o engajamento de Pulgar equivale ao das principais estrelas do elenco. Dessa forma, a diretoria também planeja investir na presença do jogador em suas plataformas digitais.
A mudança de percepção chama atenção. Pulgar chegou ao Flamengo em 2022, vindo da Fiorentina (ITA), sob desconfiança de parte da torcida e da imprensa. Com o tempo, no entanto, virou peça fundamental no meio-campo do técnico Leonardo Jardim.
O diretor técnico José Boto usou justamente o volante como exemplo ao apresentar reforços, no início de setembro. Na ocasião, o dirigente comparou a chegada dos novos contratados à de Pulgar:
“Portanto vocês fechem os ouvidos às análises e ponham os olhos nestes jogadores que hoje são jogadores importantíssimos, mas que chegaram também com análises de bagres e hoje são medalhões”, disse Boto.
O movimento do marketing ocorre três semanas depois de o Flamengo anunciar a renovação de contrato de Erick Pulgar. No dia 2 de setembro, o clube estendeu o vínculo do volante até dezembro de 2029. Antes, o acordo terminava no fim de 2027.
A permanência exigiu esforço da diretoria. Segundo o ge, Shabab Al-Ahli (ARE) e Al-Jazira (ARE), dos Emirados Árabes Unidos, ofereceram salários muito superiores aos do Flamengo. Mesmo assim, o chileno recusou as propostas para seguir no Rio de Janeiro.
Até o anúncio da renovação, Pulgar somava 172 jogos pelo clube, com seis gols e nove assistências. Além disso, acumulava 11 títulos, entre eles duas Libertadores, um Brasileirão e uma Copa do Brasil.
A aproximação entre Pulgar e o Flamengo também passa pelo afastamento da Seleção Chilena. O volante não entra em campo pelo Chile desde outubro de 2024.
Pulgar alinhou com o técnico Nicolás Córdova a decisão de não integrar as convocações das últimas datas Fifa. O acerto teve dois objetivos: abrir espaço para jovens jogadores chilenos e priorizar a sequência no clube.
O caso, entretanto, gerou repercussão no país. Em agosto, Córdova e o gerente da seleção, Felipe Correa, foram ao Maracanã acompanhar a vitória por 2 a 0 sobre o Vitória. Naquela partida, Pulgar marcou um golaço.
Segundo o jornalista José Tomás Fernández, a visita buscava reaproximar o volante da equipe nacional, conforme relatou o Lance!. Ainda assim, o chileno ficou fora da lista para os amistosos contra Canadá, Estados Unidos e México.
Diante das especulações, Pulgar se manifestou nas redes sociais, em 15 de setembro, e negou qualquer problema com o treinador. Na publicação, ele escreveu:
“Com Nicolás Córdova está tudo bem. Ele veio me ver há algumas semanas e recebi-o muito bem, existe respeito da minha parte por ele e seu trabalho. Ao longo da minha carreira nunca fui movido por elogios ou críticas”, disse.
Na mesma mensagem, o volante pediu mais visibilidade para os jovens chamados pela seleção. Por outro lado, ele não detalhou os motivos das ausências. Enquanto isso, parte da imprensa chilena atribui o afastamento a uma suposta falta de confiança no projeto da federação.
No Rio de Janeiro, por sua vez, a identificação segue em alta. Agora, o Flamengo estuda como transformar essa relação de Pulgar com a torcida em produtos nas prateleiras.















