MundoBola Flamengo
·24 de setembro de 2025
'Flamengo raiz': Canteros relembra dificuldades no Ninho do Urubu antes da modernização

In partnership with
Yahoo sportsMundoBola Flamengo
·24 de setembro de 2025
Em 2025, o Flamengo tem um dos elencos mais fortes das Américas e treina em um dos centros de treinamento mais modernos do mundo: o Ninho do Urubu. O atual cenário econômico rubro-negro contrasta com o que o clube vivia há mais de dez anos. Héctor Canteros, ex-volante do Mengão, relembrou da época "raiz" do time.
Em entrevista à ESPN, o jogador de 36 anos relatou as dificuldades vivenciadas no cotidiano do Mais Querido. Apesar das críticas intensas da torcida, que constantemente protestava nos aeroportos, o argentino considera o período uma "boa experiência".
"Tinham protestos, Torcida falando com a gente no aeroporto, palestra de coaches e até do BOPE para nos incentivar. A gente compreendia a importância da torcida, era normal para a gente. A gente não tinha voo fretado, era no meio de todos. Quando a gente empatava ou perdia, eles iam xingando a gente no aeroporto. Passamos anos difíceis, mas valeu a pena. Foi boa a experiência e fico feliz por ter defendido o Manto Sagrado. Não caiu para a Série B, foi uma satisfação muito grande", disse Canteros.
Apesar de acostumados ao dia a dia do Flamengo, os atletas da época ainda se impressionavam com a precariedade do Ninho do Urubu. Canteros revelou que, inclusive, Paolo Guerrero chegou a cogitar não ficar no Rubro-Negro ao se deparar com a estrutura do CT.
"Em 2015, lembro quando o Guerrero chegou ao CT e queria ir embora. Todo mundo segurou ele, falando para ficar. Rodrigo Caetano segurou. Ele vinha do Corinthians, com estrutura muito boa. Lá era o Flamengo raiz, sempre lembramos desse momento e rimos. Tinham seis chuveiros para 40 jogadores. Quando faziam dois períodos, Paulinho, Everton, Alan Patrick dormiam na academia para ter o ar mais frio. Agora tem um hotel e quarto para todos. É outro patamar", afirmou o jogador.
No próprio canal do Flamengo no YouTube, é possível comparar as diferenças do Ninho do Urubu antes das reformas com a atual estrutura do centro de treinamento.
Contratado em 2014 após passagem pelo Vélez Sarsfield-ARG, Héctor Canteros defendeu o Manto Sagrado até o início de 2016, quando foi emprestado ao clube argentino. Pelo Rubro-Negro, disputou 88 partidas, marcou cinco gols e deu sete assistências.
Na carreira, o volante também teve passagens por Villarreal-ESP, Chapecoense, Platense-ARG, CSA, entre outros times. Atualmente, o ex-Flamengo atua pelo Sacachispas, clube da terceira divisão argentina.
Aviso de Jogo Responsável: as apostas esportivas envolvem riscos financeiros. Não há resultados garantidos, e as odds podem variar até o início e durante a partida. Aposte com responsabilidade, apenas valores que esteja disposto a perder. Proibido para menores de 18 anos.