MundoBola
·08 de dezembro de 2025
Flamengo terá grande desafio para encaixar férias e pré-temporada de 2026

In partnership with
Yahoo sportsMundoBola
·08 de dezembro de 2025

A temporada de 2025 ainda nem terminou para o Flamengo, mas o calendário de 2026 já é um problema para o clube. O Rubro-Negro disputa a Copa Intercontinental e, caso avance para a final, restará apenas uma pequena janela para férias e pré-temporada antes do início dos torneios da próxima temporada.
O Rubro-Negro estreia no Intercontinental nesta quarta-feira (10), contra o Cruz Azul. Caso avance, enfrentará o Pyramids, do Egito, antes de uma possível final contra o PSG no dia 17 de dezembro. Se chegar até esse duelo, o elenco só retornará ao Brasil entre 18 e 19 de dezembro, com um pouco mais de um mês até o primeiro torneio nacional.
A CBF anunciou que o Brasileirão de 2026 começará no dia 28 de janeiro, enquanto a Supercopa do Brasil tem previsão de disputa para o dia 24 de janeiro. Isso significa que o Flamengo, campeão do Brasileiro, terá menos de uma semana entre o retorno da equipe e um possível título em jogo.
Entre os clubes que encerraram seus compromissos no fim de semana, o planejamento para férias e pré-temporada é mais tranquilo.
Clubes que não disputaram a Copa do Mundo de Clubes no meio do ano fracionaram as férias em períodos de 15 a 20 dias. Isso permite dar um intervalo menor no fim de 2025 e começar a preparação de 2026 sem grandes problemas. Esse não é o caso do Flamengo, que jogou o torneio nos EUA.
Ao receberem os 30 dias de descanso, a volta ao trabalho do Flamengo vai coincidir com o início do Carioca. O Estadual começa no dia 14 de janeiro. Isso já está previsto e foi feito um planejamento para utilizar o sub-20, plano que resultou inclusive na decisão de não disputar a Copinha.
O alerta no Flamengo, portanto, não pelo Carioca. Com as férias começando possivelmente no dia 18 de dezembro e durando 30 dias, o Flamengo terá apenas uma semana para se preparar para o Brasileirão e disputar a Supercopa do Brasil 2026.
Além disso, o Rubro-Negro encerrou 2025 com uma temporada extremamente pesada: campeão do Carioca, da Supercopa, do Brasileiro e da Libertadores, e agora ainda disputa a Copa Intercontinental. Começar 2026 com torneios importantes e partidas de alto nível significa não só desgaste físico, mas também mental.
O Flamengo chegou ao Catar em alta após os títulos do Brasileirão e da Libertadores e logo começou a preparação para enfrentar o Cruz Azul. Filipe Luís já comandou dois treinamentos no Oriente Médio e, nesta terça (9), faz a última atividade para definir o time titular na estreia da Copa Intercontinental.
Apesar de ter feito muitos jogos a mais que o time mexicano na temporada, o Flamengo vive um momento muito melhor. O Rubro-Negro adiantou a ida ao Catar após garantir os troféus, fretou um avião executivo e ganhou tempo de preparação. O rival, por outro lado, foi eliminado do Campeonato Mexicano no domingo (7) e chegou a Doha nesta segunda (8).
Ao vivo


Ao vivo







































