Mundo Rubro Negro
·01 de novembro de 2024
In partnership with
Yahoo sportsMundo Rubro Negro
·01 de novembro de 2024
Flamengo e Atlético-MG formam uma das maiores rivalidades interestaduais do Brasil. As equipes se enfrentarão mais uma vez em um confronto decisivo, desta vez na final da Copa do Brasil. O MRN relembra em uma série de reportagens os duelos marcantes entre as equipes. A quarta delas é sobre os encontros na Copa do Brasil, em 2006 e 2014.
Antes da final que começa neste domingo (3), às 16h (de Brasília), Flamengo e Atlético-MG se enfrentaram três vezes na Copa do Brasil. Foram duas classificações do Rubro-Negro contra uma do time mineiro. O primeiro deles foi em 2006.
Nas quartas de final da competição, o Flamengo recebeu o Atlético-MG no primeiro jogo. Com o Maracanã com capacidade reduzida por conta das obras para os Jogos Pan-Americanos, pouco mais de 27 mil torcedores compareceram para ver o show Rubro-Negro.
Logo aos 12 minutos, César Ramirez, pela esquerda, cruzou, a zaga atleticana não conseguiu cortar e a bola caiu nos pés de Renato Abreu. O Urubu-Rei, com muita calma e categoria, dominou e bateu rasteiro no canto para abrir o placar. O Atlético cresceu de produção e chegou a empatar, mas o gol foi anulado.
Na segunda etapa, Obina entrou no lugar de Ramirez, e a mexida surtiu efeito em apenas 18 segundos. Ele quem começa a jogada do segundo gol, acionando Juan pela esquerda, que avança e cruza, encontrando, novamente, Renato Abreu na área. De primeira, marcou o segundo do Flamengo e dele no jogo.
O ‘atônito’ mineiro não tinha reação, e o Rubro-Negro aproveitou bem o momento desorganizado do adversário. Poucos minutos de fazer o segundo, o Flamengo arrancou pelo meio com Jônatas e chutou de fora da área. Bruno defendeu e a bola sobrou para Obina, que também parou no goleiro na primeira, mas insistiu e marcou o terceiro o gol.
O time mineiro buscou uma reação e diminuiu com Marinho, após lance de azar do goleiro Diego. O Atlético até teve chance de tornar o jogo tenso, acertando uma bola na trave. Mas foi o Mengão que marcou mais uma vez. Vinícius Pacheco fez bela finta e encontrou Jônatas entrando na área, que fez o quarto gol e encaminhou a vaga.
No segundo jogo, no Mineirão, as equipes fizeram um jogo sem muita emoção, empatando sem gols. Com isso o Mengão chegou à semifinal, passando por Ipatinga e vencendo o Vasco na final, conquistando o segundo dos quatro títulos de Copa do Brasil.
Na Copa do Brasil de 2014, o Flamengo entrou como atual campeão após conquistar o tricampeonato em 2013, contra o Athletico-PR, na época sem o “h”. O Rubro-Negro chegou à semifinal novamente e teria pela frente o Atlético-MG. Na primeira partida, no Maracanã, o Mengão foi para cima, embalado pela torcida e abriu o placar logo aos 15 minutos, com Victor Cáceres, de cabeça.
Gabriel, que vivia boa fase no Flamengo, fez linda jogada individual pela esquerda, invadiu a área e só foi parado com o defensor se jogando nela e derrubando. Pênalti marcado e convertido pelo zagueiro Chicão. A vantagem era boa para o jogo de volta.
E ela ficou consideravelmente melhor ainda no primeiro tempo da partida no Mineirão. Aos 33 do primeiro tempo, o Flamengo fez boa troca de passes até a bola chegar em Éverton, que deu uma arrancada espetacular e bateu cruzado, abrindo o placar. Com o resultado, o Rubro-Negro poderia tomar três gols que ainda se classificava, devido ao critério do gol fora.
O Atlético-MG empatou ainda na primeira etapa com Carlos, desviando meio sem querer após cruzamento. As equipes foram para o intervalo empatadas e o Rubro-Negro ainda com bela vantagem.
No segundo tempo, o time mineiro exerceu pressão inicial e virou o jogo, com Luan fazendo jogando individual, mas desarmado por João Paulo. No entanto, a bola sobrou limpa para Maicosuel fazer o segundo gol. Naquele momento, o Flamengo poderia tomar mais um gol que ainda se classificaria.
Faltando 10 minutos para o fim do tempo regulamentar, parecia que o Mais Querido chegaria à final pela segunda vez consecutiva e lutaria para manter o posto de campeão. O Atlético-MG foi tocando a bola e a defesa não apertou na marcação. Dátolo, livre na entrada da área, chutou no canto de Paulo Victor, para fazer 3 a 1. O placar ainda dava a classificação para o Fla.
Aos 38′, o zagueiro Wallace tinha a posse próximo à linha de fundo, mas acabou escorregando e cedendo escanteio para o time da casa. A defesa cortou, a bola sobrou para o Atlético-MG no rebote, que lançou novamente à área. Num bate-rebate, a bola sobrou para Luan empurrar e dar números finais a uma das eliminações mais doídas do Flamengo na última década.
Siga o MRN no BlueSky e no Instagram.Contribua com a independência do nosso trabalho: seja apoiador.
Dorival convoca jogadores para Seleção nesta sexta-feira (1) #Flamengo #MundoRubroNegro #BoletimMRN–