MundoBola
·16 de dezembro de 2025
Flamengo x PSG: árbitro da final apitou vitória do Flamengo no Mundial de 2019

In partnership with
Yahoo sportsMundoBola
·16 de dezembro de 2025

A arbitragem de Flamengo x PSG, nesta quarta-feira (17), pela grande final da Copa Intercontinental, será comandada por Ismail Elfath. O árbitro dos EUA de 43 anos será o responsável pela arbitragem do jogo que vale o título mundial, marcado para 14h (horário de Brasília), no Estádio Ahmad Bin Ali.
Assim como nas outras fases, a comissão de arbitragem da Fifa opta por uma arbitragem completa da mesma nacionalidade. Ismail Elfath será auxiliado pelos compatriotas Parker Corey e Atkins Kyle no campo. Chapman Allen foi o escolhido para liderar a arbitragem de vídeo (VAR).
Parte do quadro da Fifa desde 2016, Ismail possui experiência em competições internacionais de clubes e seleções. Ele trabalhou em três partidas da Copa do Mundo de 2022, no Catar, incluindo o confronto entre Camarões e Brasil. A nível de clubes, contudo, Flamengo x PSG será o jogo de maior importância da carreira.
A presença do árbitro em jogos do Flamengo não é uma novidade, já que a Fifa o escalou para a partida contra o Al Hilal na semifinal do Mundial de 2019. O Mengão venceu a partida por 3 a 1 e avançou para enfrentar o Liverpool na decisão. Na ocasião, assinalou 38 faltas (19 para cada) e apresentou 6 amarelos, além de um vermelho para jogador do Al Hilal.
Escalado para comandar a arbitragem de Flamengo x PSG na final da Copa Intercontinental, Ismail Elfath carrega no currículo um episódio que ganhou repercussão mundial a Copa do Mundo de 2022.
O árbitro norte-americano marcou um pênalti contestado em Cristiano Ronaldo na vitória de Portugal por 3 a 2 sobre Gana, ainda na fase de grupos. No lance, Cristiano Ronaldo caiu dentro da área após disputa com o zagueiro Salisu, e Ismail Elfath assinalou a penalidade de forma imediata.
Mesmo com o VAR sugerindo a revisão do lance, o árbitro manteve a decisão, o que gerou muitas críticas. Vale destacar, porém, que o episódio ocorreu há três anos e, desde então, Ismail Elfath seguiu atuando em jogos relevantes sem se envolver em polêmicas no cenário internacional.
A designação para Flamengo x PSG indica a confiança da Fifa na condução da arbitragem para a final do Intercontinental.









































