Flamengo x Racing: Conmebol define arbitragem na Libertadores | OneFootball

Flamengo x Racing: Conmebol define arbitragem na Libertadores | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: MundoBola Flamengo

MundoBola Flamengo

·17 de outubro de 2025

Flamengo x Racing: Conmebol define arbitragem na Libertadores

Imagem do artigo:Flamengo x Racing: Conmebol define arbitragem na Libertadores

A partida entre Flamengo e Racing, no Maracanã, pela ida das semifinais da Libertadores, já tem a arbitragem definida. Nesta sexta-feira (17), a Conmebol apontou Jesús Valenzuela, da Venezuela, como juiz do duelo no Rio de Janeiro, que está marcado para acontecer na próxima quarta-feira.

Os assistentes da partida, também venezuelanos, serão Jorge Urrego e Tulio Moreno, enquanto a função de quarto árbitro fica por conta de Yender Herrera. O VAR será responsabilidade de Carlos Orbe, do Equador, que terá como assistentes os compatriotas Franklin Congo e Christian Lescano.


Vídeos OneFootball


A designação, vale destacar, só serve para o jogo de ida, a ser disputado no Maracanã. Para a partida de volta, que vai definir o classificado à final, a Conmebol fará uma nova rodada de escolhas. O Racing tem direito de decidir em casa por ter feito melhor campanha que o Flamengo na fase de grupos.

Curiosamente, Jesús Valenzuela já esteve envolvido em outro Flamengo x Racing. Em 2023, o árbitro venezuelano comandou o duelo entre os dois times, pela terceira rodada da fase de grupos da Libertadores, no Estádio Presidente Perón. O duelo terminou empatado em 1 a 1, com um jogador expulso para cada lado.

Histórico do árbitro de Flamengo x Racing

Considerando toda a carreira, Jesús Valenzuela já esteve em 355 jogos, segundo o "Transfermarkt". O venezuelano distribuiu 1.748 cartões amarelos nesse período, o que dá uma média de quase cinco a cada partida, além de 51 vermelhos diretos. Ainda marcou 96 pênaltis.

Este ano, o árbitro apitou cinco partidas da Libertadores, incluindo a vitória do Palmeiras por 2 a 1 sobre o River Plate, nas quartas de final. Esteve também nas oitavas, em Estudiantes 0x0 Cerro Porteño, e em três partidas da fase de grupos. O único outro time brasileiro envolvido foi o Fortaleza, que encarou o Colo-Colo e venceu por 4 a 0.

Jesús Valenzuela também esteve na Copa do Mundo de Clubes deste ano, inclusive em jogo do grupo do Flamengo. O venezuelano foi o responsável por apitar a vitória do Chelsea por 2 a 0 sobre o Los Angeles FC, pela fase de grupos, e ainda esteve em Porto 4x4 Al Ahly e Manchester City 3x4 Al Hilal.

Saiba mais sobre o veículo