Gazeta Esportiva.com
·05 de dezembro de 2025
Fluminense aposta em bom retrospecto como mandante para confirmar vaga na fase de grupos da Libertadores

In partnership with
Yahoo sportsGazeta Esportiva.com
·05 de dezembro de 2025

O Maracanã tem sido um dos maiores trunfos do Fluminense na atual temporada. Neste ano, o Tricolor das Laranjeiras atuou 34 vezes como mandante, venceu 23, empatou sete e perdeu apenas quatro, registrando um aproveitamento de 74,5%.
A equipe de Luis Zubeldía é a terceira melhor mandante do Brasileirão, atrás apenas de Flamengo e Bahia. Inclusive, se o Fluminense vencer o Esquadrão de Aço, encerrará o Campeonato como o segundo melhor mandante, atrás do rival rubro-negro.
Desde a chegada de Zubeldía, o retrospecto é ainda melhor. Em oito partidas, foram oito vitórias, com 17 gols marcados e apenas um sofrido. Nesse período, o Tricolor das Laranjeiras venceu Botafogo e Flamengo, além de golear o São Paulo.
Além do bom desempenho em casa, o Fluminense tem outro trunfo para buscar a vaga na fase de grupos da Libertadores. Como mandante, a equipe carioca não perde para o Bahia desde junho de 2011, quando sofreu um revés por 1 a 0, com gol de Jobson.
Desde então, foram 11 jogos: oito vitórias do Fluminense e três empates. As partidas ocorreram no Brasileirão e na Copa do Brasil, e foram disputadas no Maracanã, Mané Garrincha e Engenhão.
No Maracanã, palco do duelo deste domingo, foram oito partidas, com sete vitórias do Fluminense e um empate. O confronto mais recente foi em setembro, quando o Tricolor venceu o Bahia por 2 a 0 na ida das quartas da Copa do Brasil, com gols de Canobbio e Thiago Silva.
O duelo deste domingo é decisivo, pois vale uma vaga direta na fase de grupos da Libertadores. Atualmente, o Fluminense é o quinto colocado, com 61 pontos, seguido pelo Bahia, que tem 60.
Em caso de empate, o Botafogo, sétimo colocado também com 60 pontos, precisa vencer o Fortaleza para assumir a quinta posição.
No entanto, o Fluminense tem outra chance de garantir vaga direta: conquistar a Copa do Brasil. O time fará clássico contra o Vasco na semifinal, com o duelo de ida marcado para a próxima quinta-feira, às 20h (de Brasília), em São Januário.









































