MundoBola Flamengo
·17 de novembro de 2025
Fluminense x Flamengo: árbitro elogiado por 'deixar jogo correr' é escalado para clássico

In partnership with
Yahoo sportsMundoBola Flamengo
·17 de novembro de 2025

A arbitragem de Fluminense x Flamengo, nesta quarta-feira (19), pela 34ª rodada do Brasileirão, será comandada por Davi Lacerda. Elogiado por diferentes torcidas, incluindo a rubro-negra, o árbitro da Federação do Espírito Santo vai comandar o clássico que ganha clima de decisão. Com 71 pontos, o Mengão joga o Fla x Flu para seguir na ponta.
Davi Lacerda vai apitar o sétimo jogo do Flamengo em sua carreira. Ele estreou em partidas do Mais Querido na última temporada, quando foi o responsável pela arbitragem na vitória sobre o Athletico-PR e empates com Atlético-MG e Internacional (jogo dos elogios). A CBF vai anunciar em breve quem serão os auxiliares.
O árbitro é ganhou destaque entre os torcedores justamente pelo estilo que diferente, ao menos um pouco, da arbitragem do Brasileirão. Enquanto o campeonato tem média de 25 a 30 faltas por jogo, Davi mantém o seu número em 17 falta por confronto.
Entretanto, o número de cartões mostra rigor quando apita as infrações. O árbitro do Fla x Flu mantém a sua média ligeiramente acima da nota nacional: 4,3 do árbitro capixaba contra 4,02 da arbitragem no geral.
Dabi Lacerda foi escalado em 26 das 33 rodadas disputadas até aqui no Brasileirão, o que mostra o prestígio na CBF. Três desses jogos foram do Flamengo: empate com o Internacional, vitória sobre o Red Bull Bragantino e derrota para o Fortaleza. Ele também apitou duas partidas do Fluminense: derrota para o São Paulo e vitória sobre o Atlético-MG.
Os elogios ao estilo de jogo mais fluido não deixam Davi Lacerda imune a erros e grandes polêmicas. Nesta temporada, o árbitro acumulou decisões questionadas por jogadores e dirigente. Confira os principais episódios.
Corinthians 2 x 0 Athletico-PR - Copa do Brasil
No duelo das quartas de final, Davi puniu Vitinho com amarelo após um pisão em Dudu, do Athletico. Mesmo com revisão do VAR, ele manteve a decisão. PC de Oliveira criticou o lance na transmissão e classificou a infração como passível de expulsão.
Botafogo 0 x 1 Palmeiras - Brasileirão
Aos 42 do segundo tempo, Davi deixou de marcar pênalti claro em Joaquin Correa após falta de Giay. O VAR não chamou para revisão, o que ampliou a revolta alvinegra nas redes.
Vitória 2 x 2 Palmeiras - Brasileirão
O árbitro marcou um pênalti considerado duvidoso para o Palmeiras quando o time perdia por 2 a 0. A equipe converteu, reagiu e buscou o empate pouco depois. O lance gerou forte discussão pela falta de critério em comparação a outras decisões recentes.
Polêmica no Campeonato Capixaba
Em Desportiva x Rio Branco, pela semifinal estadual, dois lances de pênalti foram ignorados mesmo após checagem do VAR. A Desportiva publicou nota oficial acusando o árbitro de ligações pessoais e profissionais com o Rio Branco. Fotos antigas de Davi atuando na base do clube circularam e o time tentou impugnar a partida, pedido negado pelo TJD-ES.
Em qseis jogos do Flamengo, Davi Lacerda apresenta uma média de 4,1 cartões amarelos por partida. Foram 25 amarelos aplicados e nem um vermelho. Desses, 15 amarelos (60%) foram para rubro-negros.









































