MundoBola
·03 de janeiro de 2026
Fora da Copinha, Flamengo escala time de olheiros para observar talentos

In partnership with
Yahoo sportsMundoBola
·03 de janeiro de 2026

O Flamengo não estará presente na Copa São Paulo de Futebol Jr, a Copinha, este ano — mas não significa que não vai dar atenção à competição. Tanto que a diretoria do Mais Querido decidiu enviar nada menos que 12 scouts para assistirem in loco ao torneio, disputado em várias sedes espalhadas no estado.
Ao mesmo tempo em que conduz mudanças nos protocolos das categorias de base para as próximas temporadas, o Flamengo se despediu de vários atletas das camadas inferiores em 2025. Agora, o clube mapeia o mercado em busca de nomes que possam apresentar potencial para o futuro.
Desta forma, a Copinha se apresenta como o grande celeiro de revelações do Brasil. Mesmo sem participar da competição, já que os jovens estarão representando o Flamengo no Campeonato Carioca, o clube decidiu enviar olheiros especialmente para o torneio. A informação foi divulgada inicialmente pelo perfil "Flazoeiro".
Maior competição de base do mundo, a Copinha reúne nada menos que 128 equipes de todos os cantos do Brasil. A grande quantidade de jogos oferece muitas possibilidades de observação, com milhares de atletas envolvidos no torneio. Naturalmente, os nomes são passados à direção, que faz avaliações de forma mais profunda.
A decisão de não competir na Copinha em 2026 foi anunciada pelo Flamengo ainda durante 2025, e o motivo oficial foi a disputa do Campeonato Carioca. Com o calendário condensado, os profissionais precisam de mais tempo de férias e pré-temporada, o que deixará os jovens com a responsabilidade de defender o Manto nas rodadas iniciais.
No entanto, a escolha também reflete uma direção tomada pelo clube nas categorias de base neste primeiro ano da gestão Bap. O objetivo é acertar as camadas inferiores — o que já começou, com saídas de muitos jogadores — e entender que o insucesso a curto prazo deve gerar frutos a partir de 2027. O próprio presidente afirmou isso aos sócios.
"A base do Flamengo vai passar por um período de seca. Este ano não foi um ano brilhante, e a gente não espera um ano brilhante em 2026. Mas em 2027 a gente vem voando baixo. Estamos apostando todas as fichas em alguns garotos de 15 e 16 anos", declarou Bap em transmissão na "Flamengo TV".
O Flamengo é um dos maiores campeões da história da Copinha, com quatro títulos. O primeiro veio ainda em 1990, em geração que brilhou por outros clubes, enquanto o segundo só foi conquistado em 2011. Depois, o Rubro-Negro ergueu a taça novamente em 2016 e 2018.









































