oGol.com.br
·10 de setembro de 2026
Fortaleza bate o Avaí em casa e se aproxima da liderança

In partnership with
Yahoo sportsoGol.com.br
·10 de setembro de 2026

Nesta quarta, pela 27ª rodada da Série B, o Fortaleza, mesmo sem fazer uma grande partida, derrotou o Avaí por 1 a 0, no Castelão.
Com o resultado, o Tricolor Cearense chega a sete jogos sem perder, vai a 47 pontos e sobe para o terceiro lugar, a três pontos do líder Juventude. O Leão da Ilha, por sua vez, soma sua terceira derrota seguida e segue com 29 pontos, abrindo o Z-4, na 17ª colocação.
As duas equipes agora se preparam para a 28ª rodada da competição: o Fortaleza, no domingo (13), faz o Clássico-Rei com o Ceará no Castelão, enquanto o Avaí, na segunda (14), recebe o Vila Nova, na Ressacada.
O Fortaleza terminou o primeiro tempo com a posse de bola levemente superior ao Avaí, no entanto, levou maior perigo nas jogadas aéreas, especialmente com o argentino Miritello que, de cabeça, criou as melhores chances do Leão do Pici, embora não tenha obrigado Bruno Ferreira a fazer defesas.
O Avaí, por sua vez, adotou a estratégia de jogar no erro do adversário e, dessa maneira, criou oportunidades, sempre conduzido por Jean Lucas, que foi o principal nome da equipe na primeira etapa, com bons passes e condução de jogo, buscando Gabriel Cipriano, pela direita, e Wenderson, pela esquerda.
Já perto do intervalo, o Leão da Ilha teve a melhor chance do jogo até então, com Felipe Vizeu, mas não foi o suficiente para tirar o zero do placar durante os 45 minutos iniciais.
Na volta para a etapa complementar, Paulo Autuori mexeu em seu setor de ataque: ao colocar Luiz Fernando no lugar de Lucas Crispim, o treinador deslocou Vitinho para atuar por dentro e trocou o lado de Pedro Henrique, no objetivo de melhorar a produção ofensiva do Fortaleza.
Apesar disso, o Leão do Pici pouco ameaçou nos primeiros 20 minutos, encontrando uma defesa avaiana bem postada em campo. No entanto, o tricolor cearense abriu o placar logo depois, num lance quase fortuito, que terminou com um chute preciso de Mailton após mais uma jogada aérea.
Após o gol sofrido, o Avaí mudou todo o seu setor de ataque, com as entradas de Kauã Santos e Isaías, mas teve dificuldades na construção ofensiva e se limitou aos chutes de média e longa distância, que não levaram tanto perigo.
O Fortaleza, assim como o adversário, seguiu mostrando dificuldade para criar oportunidades, mas foi eficiente no setor defensivo e sustentou a vitória até o fim, para alegria de quase 15 mil torcedores tricolores presentes ao Castelão.
Maílton (Fortaleza): No primeiro tempo, já se mostrou voluntarioso, com boas chegadas ao ataque. Na etapa final, subiu ainda mais de produção e foi premiado com um belíssimo chute para marcar o gol da vitória tricolor.
Tomás Cardona (Fortaleza): O zagueiro fez uma partida segura: quase sempre bem posicionado, cortou diversos cruzamentos e tentativas do Avaí, especialmente na segunda etapa.
Douglas Teixeira (Avaí): Apesar da derrota, o lateral-esquerdo fez uma partida razoável, principalmente na segunda etapa, ao puxar as principais jogadas de ataque do time avaiano.
1':

Começa a partida
43':

Avaí: Felipe Vizeu
JOÃO RICARDO SALVA! Jean Lucas cruza na segunda trave para Felipe Vizeu, que cabeceia para baixo e João Ricardo faz grande defesa. No rebote, Cardona faz o bloqueio e evita o gol avaiano
45 +3':

O primeiro tempo foi equilibrado no Castelão: o Fortaleza teve um pouco mais da posse de bola, mas levou maior perigo nas jogadas aéreas, enquanto o Avaí, jogando de maneira reativa, tentou aproveitar os erros do time da casa para criar suas chances. Está tudo aberto para a etapa final.
66':

GOL Fortaleza! Maílton marca
Maílton marca o seu 6º gol na competição (22 jogos):
Paulo Baya cruza para a área, Bruno Ferreira sai do gol e afasta de soco, a bola cai nos pés de Mailton, que chuta forte no ângulo direito, na gaveta! O Fortaleza sai na frente!
90 +6':

O árbitro apita para o final da partida
Fim de Jogo:

Mesmo sem fazer uma grande partida, o Fortaleza aproveitou a chance que teve para marcar o gol da vitória, em um lance fortuito, muito bem concluído por Mailton. Após o gol sofrido, o Avaí tentou pressionar, mas teve dificuldade na construção ofensiva e praticamente não ameaçou o gol de João Ricardo.
Melhor em campo:

Maílton (BRA) foi considerado o melhor jogador em campo.







































