Fortaleza perde do Botafogo e é rebaixado à Série B pela quinta vez | OneFootball

Fortaleza perde do Botafogo e é rebaixado à Série B pela quinta vez | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Gazeta Esportiva.com

Gazeta Esportiva.com

·07 de dezembro de 2025

Fortaleza perde do Botafogo e é rebaixado à Série B pela quinta vez

Imagem do artigo:Fortaleza perde do Botafogo e é rebaixado à Série B pela quinta vez

O Fortaleza não conseguiu evitar o pior na última rodada do Campeonato Brasileiro. Mesmo lutando, a equipe acabou derrotada por 4 a 2 pelo Botafogo neste domingo, no Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro, e confirmou seu rebaixamento à segunda divisão.

O resultado selou uma temporada amarga para o Leão do Pici, que dependia de um triunfo fora de casa para manter viva a chance de permanência na elite. Foi o quinto rebaixamento da história do time cearense, que não havia voltado à Segunda Divisão desde que retornou em 2018.


Vídeos OneFootball


Situação da tabela

O Glorioso chegou aos 63 pontos e terminou o Brasileirão na sexta posição. Até aqui o Glorioso vai jogar a fase eliminatória da Copa Libertadores. Mas vai atingir a fase de grupos caso Cruzeiro e Fluminense vença a Copa do Brasil.

O Fortaleza, por sua vez, viu a reação dos últimos jogos virar frustração. Estacionado nos 43 pontos, o Leão foi superado por Internacional e Vitória na rodada final e jogará a Série B em 2026.

📋 Resumo do jogo

⚫⚪ BOTAFOGO 4 X 2 FORTALEZA 🔵🔴⚪

🏆 Competição: Campeonato Brasileiro (38ª rodada) 🏟️ Local: Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro (RJ) 📅 Data: 7 de dezembro de 2025 (domingo) ⏰ Horário: 16h (de Brasília) 🟨 Cartões amarelos: Alexander Barboza e Kauan Toledo (Botafogo); Mancuso, Rodrigo e Barrero (Fortaleza) 🟥 Cartões vermelhos: nenhum

ARBITRAGEM

Árbitro: Paulo Cesar Zanovelli da Silva (MG) Assistentes: Guilherme Dias Camilo (MG) e Celso Luiz da Silva (MG) VAR: Wagner Reway (SC)

GOLS

Breno Lopes, aos 16 min do 1ºT (Fortaleza) ⚽ Montoro, aos 49 min do 1ºT (Botafogo) ⚽ Bareiro, aos 11 min do 2ºT (Fortaleza) ⚽ Arthur Cabral, aos 2 min do 2ºT (Botafogo) ⚽ Marçal, aos 38 min do 2ºT (Botafogo) ⚽ Mateo Ponte, aos 49 min do 2ºT (Botafogo)

ESCALAÇÕES

⚫⚪ BOTAFOGO

Raul; Vitinho (Mateo Ponte), Gabriel Bahia, Marçal e Alex Telles (Cuiabano); Allan, Marlon Freitas e Álvaro Montoro (Newton); Artur (Santiago Rodríguez), Arthur Cabral e Jordan Barrero (Kauan Toledo) Técnico: Davide Ancelotti

🔵🔴⚪ FORTALEZA

Brenno; Mancuso (Rossetto), Lucas Gazal, Gastón Ávilla e Diogo Barbosa (Weverson); Pierre (Rodrigo), Lucas Sasha e Tomás Pochettino; Breno Lopes, Yago Pikachu (Lucas Crispim) e Adam Bareiro (Deyverson) Técnico: Martín Palermo

Como foi o jogo?

PRIMEIRO TEMPO

O Fortaleza abriu o placar aos 16 minutos. Após cruzamento, a zaga do Botafogo afastou mal, Breno Lopes pegou a bola na entrada da área e chutou colocado para vencer o goleiro Raul.

Nos minutos finais do primeiro tempo o Botafogo trocou passes no campo de ataque em busca de espaços, diante de um Fortaleza muito eficaz no sistema defensivo. De tanto insistir o Glorioso empatou aos 49 minutos. Vitinho cruzou, a zaga deu rebote e Montoro acertou um belo chute no ângulo, marcando um golaço.

SEGUNDO TEMPO

Logo aos 2 minutos do segundo tempo o Botafogo virou o placar. Após boa triangulação no ataque pela direita, Vitinho cruzou e Arthur Cabral, de peixinho, se antecipou à zaga para mandar a bola para o fundo da rede.

O jogo ficou elétrico. Aos seis minutos, o Botafogo conseguiu um contra-ataque fulminante que terminou com gol de Barrera. Mas na origem da jogada houve pênalti para o Fortaleza. O VAR chamou o árbitro, que confirmou a mão de Marçal e a penalidade. Bareiro converteu e empatou o confronto.

A partir daí o jogo ficou aberto, com os dois times tentando o gol. Um chute de Artur e uma cabeçada de Pochettino assustaram os dois times, mas sem força para mudar o placar.  Mas, aos 38 minutos, Montoro cobrou escanteio e Marçal cabeceou para o fundo do gol.

O Botafogo fechou o caixão do Fortaleza aos 49 minutos do segundo tempo. Kauan Toledo puxou contra-ataque, cruzou da esquerda e Mateo Ponte escorou para o fundo da rede.

Saiba mais sobre o veículo