oGol.com.br
·03 de novembro de 2024
In partnership with
Yahoo sportsoGol.com.br
·03 de novembro de 2024
A próxima temporada é sempre a melhor do Fortaleza com Juan Pablo Vojvoda. Com a vitória sobre o Juventude, no sábado, o Tricolor alcançou um feito histórico: a maior pontuação de um nordestino na história dos pontos corridos do Brasileirão. Faltando, ainda, seis rodadas para o fim do campeonato...
Com Vojvoda, o Leão do Pici já havia conseguido duas pontuações de top-5 entre as melhores de nordestinos nos pontos corridos: 55 pontos em 2022 e 58 pontos em 2021. No primeiro ano com Vojvoda, o Fortaleza conseguiu a melhor colocação da história de uma equipe nordestina nos pontos corridos: em quarto lugar, o time se garantiu, pela primeira vez na história, na Libertadores do ano seguinte.
Vojvoda sofreu uma grande instabilidade naquele ano entre agosto e setembro, quando o time passou um mês e meio sem vencer, com três derrotas e três empates no período. A recuperação veio com uma vitória justamente diante de um nordestino: o Sport. A campanha terminou com a histórica quarta colocação, com vaga na Libertadores do ano seguinte. Nunca um nordestino havia terminado o Brasileirão dos pontos corridos no G4.
Um ano depois, Vojvoda sofreu com nova instabilidade. O Leão virou o turno do Brasileirão na lanterna, e parte da torcida, e muita gente da mídia, pediu a saída do técnico. Marcelo Paz bateu o pé: deu suporte, mais uma vez, ao técnico. E o segundo turno do Fortaleza foi histórico, a ponto de a equipe garantir vaga na pré-Libertadores com o oitavo lugar. Como dissemos, os 55 pontos significaram um top-5 entre as maiores campanhas nordestinas nos pontos corridos.
Se em 2023, o Leão ficou no meio da tabela, com um ponto a menos que no ano anterior, o melhor ainda estava por vir em 2024. Quem diria que a equipe, ainda com Vojvoda no comando, seria candidata ao título brasileiro...
A força está, também, no Castelão. Em 16 jogos em casa, são 12 vitórias e 4 empates, com 83% de aproveitamento dos pontos disputados. Fora de casa, são cinco vitórias, cinco empates e seis derrotas.
A vitória sobre o Juventude, fora de casa, fez o Tricolor chegar a 60 pontos, superando os 59 de Sport (2015) e Vitória (2013), até então maiores pontuações de equipes nordestinas nos pontos corridos da Série A. Os pernambucanos terminaram em sexto lugar, os baianos, em quinto.
Com 18 pontos ainda em disputa, o Leão do Pici busca não apenas aumentar o recorde de pontos, mas superar o quarto lugar de 2021. A quatro pontos do líder, Botafogo, é impossível não apontar o Fortaleza como candidato ao título. Como duvidar de Vojvoda?
Melhores campanhas de nordestinos nos pontos corridos:
Fortaleza - 2024 - 60 (e contando...) Vitória 2013 - 59 pontos (quinto lugar) Sport 2015 - 59 pontos (sexto lugar) Fortaleza 2021 - 58 pontos (quarto lugar) Fortaleza 2005 e 2022 - 55 pontos (13 e oitavo lugar)