Fala Galo
·29 de novembro de 2025
Fortaleza x Atlético: prováveis escalações, baixas e cenário antes do duelo pela 35ª rodada do Brasileirão

In partnership with
Yahoo sportsFala Galo
·29 de novembro de 2025

Foto: Pedro Souza / Atlético
Por: Thiago Florêncio
Ainda na briga, mesmo que remota, por uma vaga na CONMEBOL Libertadores do ano que vem, o Atlético visita o Fortaleza neste domingo, às 18h30 (de Brasília), na Arena Castelão. O duelo, adiado da 35ª rodada, pode recolocar o time na disputa direta por posição no G7. O clube soma 45 pontos, ocupa o 13º lugar e está a três pontos do São Paulo, oitavo colocado, e a 12 do Bahia, que abre a zona de classificação continental. O duelo terá transmissão do Premiere (Pay-Per-View)
O time chega pressionado pela perda do título da Sul-Americana para o Lanús, nos pênaltis, e pelo empate por 1 a 1 com o Flamengo, em Belo Horizonte. A cobrança recai sobre o desempenho irregular da equipe e decisões recentes da diretoria. O clima na Cidade do Galo exige resposta imediata.
Para encarar o Fortaleza, o técnico Jorge Sampaoli não contará com Rony, suspenso após a expulsão contra o Flamengo. Do grupo de 34 jogadores, o treinador tem 29 disponíveis, considerando os atletas da base que subiram ao profissional. A dúvida está na defesa. Vítor Hugo sofreu entorse no tornozelo direito e segue em tratamento. Se não atuar, Saravia deve assumir o lado direito, com Ruan deslocado para a zaga central.
No meio-campo, Igor Gomes retorna após suspensão e deve formar o setor com Alan Franco. Gustavo Scarpa pode ganhar uma chance entre os titulares, atuando pela ala direita. A semana alvinegra marcou ainda o avanço da recuperação de Cuello, que voltou a trabalhar com bola ao lado dos fisioterapeutas, entretanto, ainda não tem condições jogo e segue de fora.
Rony.
Lyanco (zagueiro): ruptura do tendão de Aquiles esquerdo, Júnior Santos (atacante): ruptura do tendão do adutor esquerdo, Cuello (atacante): recuperação da lesão no tornozelo esquerdo e Caio Maia (atacante): cirurgia no joelho direito.
Saravia, Caio, Reinier e Jorge Sampaoli.
Igor Gomes.
Sendo assim, o provável Atlético para encarar o Fortaleza tem: Everson; Saravia (Vítor Hugo), Ruan e Alonso; Gustavo Scarpa, Alan Franco, Igor Gomes, Guilherme Arana e Bernard; Dudu e Hulk. Técnico: Jorge Sampaoli.
O Fortaleza segue na luta para deixar a zona de rebaixamento. A equipe venceu o Bragantino por 1 a 0, em Bragança Paulista, e manteve a chance de reagir na reta final. O time ocupa o 18º lugar, com 37 pontos, e pode chegar a 40 se vencer o Atlético. A permanência na disputa depende ainda dos resultados de Vitória e Internacional, que também brigam para fugir da degola.
A tarefa, porém, será dura. O técnico Martín Palermo perdeu cinco jogadores por lesão e deve repetir a formação que iniciou a partida contra o Bragantino. O treinador trabalha com poucas opções para ajustar o setor defensivo e o meio-campo, já que não houve retornos nesta rodada.
– Não há.
João Ricardo (em recuperação após cirurgia no ombro), Marinho (entorse no tornozelo esquerdo), Rodrigo Santos (estiramento ligamentar no joelho esquerdo), Lucca Prior (pubalgia) e Bruno Pacheco (fratura na mão esquerda).
Lucas Gazal, Bruno Pacheco, Mancuso, Pierre, Pikachu, Breno Lopes.
– Não há.
Sendo assim, o provável Fortaleza para o duelo contra o Galo tem: Brenno, Mancuso, Britez, Gastón Ávila e Diogo Barbosa; Lucas Sasha, Pierre, Pochettino e Herrera; Breno Lopes e Adam Bareiro. Técnico: Martín Palermo.
A partida terá arbitragem de Davi de Oliveira Lacerda, do Espírito Santo. Os assistentes serão Márcia Bezerra Lopes Caetano, de Rondônia, e Douglas Pagung, também do Espírito Santo. Já a equipe do VAR será comandada por Heber Roberto Lopes, de Santa Catarina.
Este será o nono jogo do Atlético comandado por Davi de Oliveira Lacerda no ano, sendo sete pelo Brasileirão e um pelo Campeonato Mineiro. Ele tem uma média alta de intervenções. Nesta temporada, aplicou cerca de 23 faltas por partida e distribuiu em média 4,5 cartões amarelos, com maior incidência no segundo tempo. Além disso, mostrou dois cartões vermelhos, ambos na etapa final, e assinalou três pênaltis.
SIGA OS PERFIS DO FALA GALO: BlueSky X/Twitter Instagram YouTube Threads Google Notícias WhatsApp Telegram TikTok
Ao vivo


Ao vivo


Ao vivo





































