
Gazeta Esportiva.com
·01 de outubro de 2025
Fortaleza x São Paulo pelo Brasileirão: onde assistir ao vivo, estatísticas, histórico e escalações

In partnership with
Yahoo sportsGazeta Esportiva.com
·01 de outubro de 2025
Na noite desta quinta-feira, Fortaleza e São Paulo se enfrentam em confronto válido pela 26ª rodada do Campeonato Brasileiro. A bola rola a partir das 19h30 (de Brasília), na Arena Castelão, em Fortaleza (CE).
O Fortaleza, por sua vez, reencontrou o caminho das vitórias desde a chegada do treinador Martín Palermo. O Leão do Pici conquistou duas vitórias e amargou uma derrota nos três primeiros jogos sob comando do argentino e sonha em deixar a zona de rebaixamento na sequência do Brasileirão.
O Fortaleza ocupa, no momento, a vice-lanterna do Campeonato Brasileiro, com 21 pontos. O Leão do Pici derrapou muito ao longo da competição e tenta recolher os cacos nesta reta final para evitar o rebaixamento. O primeiro time fora do Z4 no momento é o Santos, com 27 pontos.
Na última rodada do Brasileirão, o Fortaleza venceu o Sport no duelo dos últimos colocados, por 1 a 0, na Arena Castelão. Lucas Sasha balançou as redes para os donos da casa.
O São Paulo amarga um momento ruim na temporada. O Tricolor foi eliminado da Copa Libertadores recentemente e vem de uma sequência de quatro derrotas consecutivas – perdeu os dois jogos contra a LDU-EQU (2 a 0 na ida e 1 a 0 na volta), além de ter acumulado reveses contra Santos e Ceará, ambos por 1 a 0.
Os comandados do técnico Hernán Crespo, inclusive, estacionaram na sétima posição do Campeonato Brasileiro e viram Bahia e Botafogo aumentarem as distâncias no G6. Neste momento, o Tricolor está com 35 pontos, enquanto os outros dois times somam 40 pontos.
Na última rodada do Brasileirão, o São Paulo foi derrotado pelo Ceará em pleno Morumbis. A equipe perdeu por 1 a 0, com gol de Pedro Henrique no segundo tempo.
O histórico do confronto aponta para um leve favoritismo do São Paulo, mas é bastante equilibrado. Em 31 partidas disputadas entre as equipes, o Tricolor tem 12 vitórias a favor, contra nove triunfos do Fortaleza. O duelo ainda reservou dez empates.
Mais recentemente, porém, é o Fortaleza quem tem prevalecido. O Leão do Pici defende uma invencibilidade de quatro anos contra o São Paulo. A última derrota para o rival paulista aconteceu ainda em 2020, pelo Brasileirão, quando perdeu por 3 a 2 no Castelão. De lá para cá, foram 11 jogos, com seis vitórias e cinco empates.
O último compromisso entre as equipes, inclusive, terminou empatado em 0 a 0. Ferreirinha perdeu um pênalti no confronto válido pela sétima rodada da atual edição do Brasileiro, disputado no Morumbis.
(Foto: Paulo Pinto / São Paulo FC)
O São Paulo iniciou o Campeonato Brasileiro em baixa e chegou a brigar contra o rebaixamento, mas se recuperou após a chegada de Hernán Crespo. O Tricolor faz campanha de nove vitórias, oito empates e oito derrotas, totalizando um aproveitamento de 46,6% dos pontos. Foram 27 gols marcados e 25 sofridos em 25 rodadas.
O Tricolor, no entanto, enfrenta uma seca de gols que já dura quatro partidas. A equipe são-paulina tem enfrentado dificuldades para balançar as redes, sobretudo com os desfalques dos centroavantes Calleri, Ryan Francisco e André Silva. Crespo tem buscado alternativas, mas ainda vê Luciano viver um jejum que já dura 13 partidas.
O São Paulo, que visita o Fortaleza nesta quinta-feira, ainda está entre os piores visitantes do Campeonato Brasileiro nesta temporada. Em 12 partidas, o Tricolor somou somente três vitórias, com dois empates e sete derrotas, tendo 30,5% de aproveitamento.
Do outro lado, o Fortaleza ainda tenta se salvar do rebaixamento na Série A. O Leão do Pici amarga uma campanha ruim e tenta melhorar seus números. São cinco vitórias, seis empates e 13 derrotas em 24 jogos pelo torneio nacional (29,1% de aproveitamento), com 24 gols marcados e 38 sofridos.
O histórico do Fortaleza em casa na atual edição do Brasileiro também não é dos melhores. A equipe acumula cinco vitórias, dois empates e seis derrotas dentro de seus domínios, com 43,5% de aproveitamento.
O confronto, assim, reserva uma equipe com dificuldades para balançar as redes (São Paulo) contra um time que tem a segunda pior defesa do Brasileirão (Fortaleza). Resta saber, agora, quem levará a melhor no embate.
O São Paulo chega à partida com uma longa lista de desfalques. O Tricolor ainda ganhou duas baixas após a partida contra o Ceará. Arboleda recebeu o terceiro amarelo e terá de cumprir suspensão, enquanto Rafael Tolói teve constatada uma lesão no músculo posterior da coxa esquerda e passou a integrar o departamento médico do clube.
Além dos dois zagueiros, o São Paulo também não terá Alan Franco (sobrecarga na coxa direita), Lucas (poupado para o Choque-Rei), Calleri (cirurgia no joelho esquerdo), Ryan Francisco (cirurgia no joelho esquerdo), André Silva (lesão no ligamento cruzado posterior e estiramento no ligamento cruzado anterior do joelho direito), Luan (lesão no adutor direito) e Ferraresi (lesão no adutor esquerdo).
Devido ao baixo número de zagueiros, o jovem Isac, do sub-20, foi relacionado. Ainda assim, com apenas dois jogadores de origem da posição, Crespo pode ser obrigado a mudar o esquema tático do São Paulo para a partida diante do Fortaleza. Outra alternativa é utilizar o jovem volante Negrucci improvisado no setor. O garoto já chegou a exercer tal função no clássico contra o Santos.
Por outro lado, o Tricolor terá duas novidades importantes na delegação: os meio-campistas Oscar e Marcos Antônio estão recuperados de problemas físicos e voltaram a ser relacionados. O camisa 8 está de volta após fraturar três vértebras lombares, mas a expectativa é de um retorno gradual.
O São Paulo ainda precisará tomar um cuidado especial com jogadores que estão pendurados. O time possui sete atletas que, se receberem o terceiro cartão amarelo, desfalcarão a equipe no clássico contra o Palmeiras.
Já o Fortaleza terá duas baixas por suspensão: os laterais Mancuso e Bruno Pacheco levaram o terceiro amarelo contra o Sport e estão fora do jogo desta quinta-feira. Além disso, devem seguir como ausências o lateral direito Weverson e o atacante Moisés.
Por outro lado, o técnico Martín Palermo deve poder contar com a volta de Tinga, recuperado de lesão, e terá o retorno certo de Brítez, que cumpriu suspensão contra o Sport e fica à disposição.
João Ricardo; Brítez, Gazal, Ávila e Diogo Barbosa; Lucas Sasha, Matheus Pereira, Yago Pikachu, Breno Lopes e Lucas Crispim; Deyverson.
Rafael; Cédric Soares, Negrucci (Isac), Sabino e Enzo Díaz; Marcos Antônio (Alisson), Bobadilla e Rodriguinho; Rigoni, Ferreirinha e Luciano. Técnico: Hernán Crespo
🏆Competição: Campeonato Brasileiro (26ª rodada) 🏟️Local: Arena Castelão, em Fortaleza (CE) 📆Data: 02 de outubro de 2025 (quinta-feira) ⏰Horário: às 19h30 (de Brasília)
Ao vivo