FPF instaura processo disciplinar ao FC Porto por alegada pressão a Fábio Veríssimo | OneFootball

FPF instaura processo disciplinar ao FC Porto por alegada pressão a Fábio Veríssimo | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: DOMINIODEBOLA

DOMINIODEBOLA

·04 de novembro de 2025

FPF instaura processo disciplinar ao FC Porto por alegada pressão a Fábio Veríssimo

Imagem do artigo:FPF instaura processo disciplinar ao FC Porto por alegada pressão a Fábio Veríssimo

O Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) instaurou um processo disciplinar ao FC Porto por alegada pressão exercida sobre o árbitro Fábio Veríssimo, durante o intervalo do jogo com o SC Braga, no último domingo, no Estádio do Dragão.

Segundo o comunicado da FPF, a decisão foi tomada “no seguimento das informações constantes nos relatórios do árbitro e do delegado da Liga”, tendo o caso sido encaminhado para a Comissão de Instrutores da Liga Portuguesa de Futebol Profissional.


Vídeos OneFootball


Em causa estará um episódio descrito por Fábio Veríssimo no relatório do encontro, referente à presença de um televisor nas imediações dos balneários, que transmitia imagens do primeiro tempo e que não podia ser desligado, o que o juiz considerou uma forma de pressão indireta.

A polémica ganhou proporções nacionais, com Benfica e Sporting a exigirem medidas urgentes.

Os encarnados pediram à FPF e à Liga “uma reação rápida e consequências exemplares”, sublinhando que o caso “em nada dignifica o futebol português”. Já o Sporting anunciou formalmente a apresentação de uma queixa disciplinar, considerando “absolutamente inaceitável qualquer tentativa de condicionar ou pressionar árbitros”.

“O Sporting não aceitará o regresso a um futebol de bastidores e pressões, nem que se maquilhem velhas práticas com uma nova aparência institucional”, lê-se na nota leonina.

O FC Porto, líder isolado da I Liga com 28 pontos, venceu o SC Braga por 2-1, depois de ter estado em desvantagem. Os golos portistas foram marcados por Rodrigo Mora (44’) e Borja Sainz (79’), enquanto Víctor Gómez fez o tento bracarense.

Saiba mais sobre o veículo