Gazeta Esportiva.com
·11 de dezembro de 2025
FPF volta a proibir organizada do Corinthians de entrar em estádios; entenda

In partnership with
Yahoo sportsGazeta Esportiva.com
·11 de dezembro de 2025

A FPF (Federação Paulista de Futebol) voltou a proibir a Gaviões da Fiel, principal torcida organizada do Corinthians, de frequentar estádios utilizando faixas, bandeiras, instrumentos e adereços até o fim de 2026.
A decisão foi publicada na Portaria nº 214 da entidade na última quarta-feira, dia 10 de dezembro, assinada por Mauro Silva, vice-presidente da FPF. A Federação atendeu a um pedido da Promotoria de Justiça do Juizado Especial Criminal Central.
A punição foi recomendada pelo promotor Roberto Bocal por causa da briga entre torcedores uniformizados de Corinthians e São Paulo no Bairro do Bixiga, no último dia 20 de novembro, após o clássico entre os times pelo Campeonato Brasileiro.

(Foto: Rodrigo Coca/Agência Corinthians)
A assessoria de imprensa da Gaviões da Fiel informou que o departamento jurídico da organizada já tomou conhecimento da situação e irá se manifestar “no momento oportuno”.
A punição tem efeito imediato, ou seja, os torcedores uniformizados não poderão utilizar vestimentas ou instrumentos já neste domingo, quando o Timão recebe o Cruzeiro pelo jogo de volta da semifinal da Copa do Brasil. A bola rola a partir das 18h (de Brasília) na Neo Química Arena.
O presidente do Conselho Deliberativo do Corinthians, Romeu Tuma Júnior, se manifestou sobre o assunto e expressou sua revolta. Ele classificou a medida do MP como “desproporcional e abusiva”. Leia abaixo o posicionamento:
“Com todo respeito que tenho ao MP e a seus ilustres integrantes, acho uma medida completamente desproporcional. Punir a torcida inteira por conta de algumas pessoas que estavam trajando a camisa da instituição, ainda que fossem membros, o que não sabemos, acho realmente uma medida desproporcional e abusiva. Toda generalização é perigosa e injusta!
É o mesmo que falar que as instituições públicas não prestam por conta da ação de agentes públicos que cometem infrações e crimes por conta e risco próprio.
O Corinthians precisa da força de sua torcida, especialmente nesse momento!”
Recentemente, a Gaviões da Fiel e outras cinco organizadas do Corinthians foram proibidas de entrar em estádios por conta de incidentes na final do Campeonato Paulista deste ano, em março, contra o Palmeiras. A punição foi derrubada no fim de outubro.
Para serem liberadas, as uniformizadas precisaram assinar um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) junto ao Ministério Público de São Paulo (MP-SP).
Com a vitória de 1 a 0 no jogo de ida, o Corinthians joga pelo empate na segunda partida, na Neo Química Arena, para avançar à grande final da Copa do Brasil. Uma derrota alvinegra por um gol de diferença leva o duelo para os pênaltis. Já um revés por dois ou mais gols classifica o Cruzeiro.









































