Zerozero
·21 de fevereiro de 2026
Francesco Farioli e o momento do Rio Ave: «Tivemos uma má experiência frente ao Casa Pia AC»

In partnership with
Yahoo sportsZerozero
·21 de fevereiro de 2026

De olhos na 23ª jornada da Liga Portugal Betclic, onde vai receber o Rio Ave, Francesco Farioli, treinador do FC Porto, referiu que, apesar da situação complicada - cinco jogos a perder - do adversário, não espera quaisquer tipos de facilidades.
Jogo contra o Rio Ave, que vive fase complicada: «Quanto ao momento deles, já tivemos uma má experiência frente ao Casa Pia AC, que depois fez uma excelente performance. Temos de abordar o jogo com a máxima intensidade, como fizemos contra o Casa Pia AC, onde o resultado até não foi o que queríamos. No futebol, não é a camisola que ganha o jogo. O marcador começa 0-0, eles preparam-se o melhor que podem para vir aqui.»
Características do adversário: «Esperamos mudanças táticas. Contra o Moreirense, passaram de defesa a três para uma defesa a quatro, é algo habitual no treinador deles. Tivemos de ver vários jogos para trás, onde ele esteve no passado. Temos de encontrar respostas para essas mudanças. O importante para nós é termos uma boa atitude para o jogo.»
Produtividade ofensiva de FC Porto: «É verdade que em alguns jogos poderíamos ter jogado melhor. Há um nível de análise que é a do resultado, o outro é sobre o tipo de jogos que jogámos. Todas as equipas que nos defrontam chegam com respeito. Mesmo quando sofrem golo, continuam conservadoras. Conquistámos este respeito. Numa análise mais profunda, também podemos falar sobre a eficácia e capacidade de ler o momento.
No outro dia, com a equipa, fomos ver os últimos quatro jogos e selecionámos 33 momentos em que a grande oportunidade estava ali, mas o passe final não entrou. Desses 33, não encontrámos nenhum 'expected goal'. Nenhum lance criou um remate. Destes 33, se conseguisses colocar algumas bolas na área, provavelmente este sentimento de pouca eficácia seria diferente. Na realidade, marcar apenas mais um golo que o adversário já chega no futebol, mas claro que queremos resultados mais ampliados.»
Farioli foi ver o FC Porto - Benfica em hóquei em patins no Dragão Arena: «Já tinha visto alguns jogos na televisão, mas ver ao vivo é absolutamente diferente. A intensidade e o contacto… momentos táticos interessantes, parecidos com futsal. É uma experiência boa, viver um momento diferente neste clube, noutro desporto. Há umas semanas, tivemos um jantar muito agradável. O presidente organizou um convívio com todos os treinadores das outras modalidades. Foi fantástico partilhar ideias e métodos. A oportunidade é sempre boa. Fui para casa com o som da bola e das pancadas nas paredes. A intensidade foi alta e o jogo bem jogado.»









































