ecbahia.com
·30 de janeiro de 2026
Fredi revela se inspirar em Mingo e trabalha para ter espaço na Série A

In partnership with
Yahoo sportsecbahia.com
·30 de janeiro de 2026

O Bahia segue em ritmo acelerado de preparação para os desafios da temporada e, no próximo domingo (1º), o zagueiro Fredi deve ser um dos jovens que ganharão mais uma oportunidade de ouro no começo de 2026.
Titular nas duas primeiras rodadas do estadual, o defensor acumulou atuações elogiadas por Ceni nos triunfos contra Jequié e Bahia de Feira, e é esperado na equipe que iniciará o jogo contra o Porto neste fim de semana, pela sexta rodada do Baianão.
Em entrevista coletiva concedida nesta sexta-feira (30), o atleta demonstrou confiança e foco em cavar seu espaço definitivo no elenco do Bahia que disputa a Série A.
Para Fredi, o reconhecimento do comandante é o combustível necessário para seguir evoluindo em busca de espaço. O zagueiro entende que o rodízio aplicado pela comissão técnica no Baiano é a vitrine ideal para provar que os jovens estão prontos para assumir responsabilidades em jogos de maior peso.
“A gente fica muito feliz com essa oportunidade que ele nos dá. Ainda mais que ele falando para a imprensa, acho que dá ainda mais vontade de vencer”.
O defensor afirmou estar satisfeito com seu próprio desempenho nas partidas em que foi acionado por Ceni e que, em sua opinião, provaram que os jovens do clube têm condições de ajudar.
Acho que consegui aproveitar todas as oportunidades que ele me deu. E no time também, a gente conseguiu provar que a gente é capaz de jogar bem nos jogos que ele nos oferece”, comentou Fredi.
Mesmo com a pouca idade, Fredi demonstra maturidade em campo, em especial nos momentos em que tem a bola no pé. Ele também destacou como a convivência no dia a dia tem sido fundamental para o seu crescimento técnico e tático, citando especificamente um de seus parceiros de setor como espelho: o argentino Santiago Ramos Mingo.
“O Mingo é um cara que eu consigo me ver nele também, acho que me inspiro bastante também, e gosto do futebol dele. Mas todos são uma referência para mim”, revelou o defensor sobre suas inspirações no elenco profissional.
Com a estratégia de Ceni em preservar os titulares para o confronto contra o Fluminense na Série A, Fredi desponta como provável titular para o duelo deste domingo pelo Baiano, ao lado de Luiz Gustavo ou Marcos Victor.
Um novo bom desempenho pode consolidar o defensor como a primeira opção entre os jovens para ganhar espaço na rotação da zaga do Bahia ao longo do ano.








































