Freiburg e Stuttgart iniciam a sua jornada na Europa League | OneFootball

Freiburg e Stuttgart iniciam a sua jornada na Europa League | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Alemanha FC

Alemanha FC

·24 de setembro de 2025

Freiburg e Stuttgart iniciam a sua jornada na Europa League

Imagem do artigo:Freiburg e Stuttgart iniciam a sua jornada na Europa League

Por Guilherme Costa

Nesta semana, mais precisamente hoje (quarta-feira, 24) e amanhã, inicia a edição 24/25 da Europa League — a segunda competição de maior importância do velho continente —, com o Freiburg e Stuttgart sendo os representantes germânicos na copa. Seguindo a mesma fórmula da Champions League, que iniciou na semana passada, a Europa League terá uma fase de liga com cada time enfrentando oito oponentes, buscando uma das oito posições na tabela que garantem a vaga direta para as oitavas de finais; do nono ao vigésimo quarto colocado, estarão as equipes que disputarão o playoffs para avançarem às oitavas.


Vídeos OneFootball


Diferentemente das edições anteriores, onde tinha pelo menos uma equipe que normalmente está na Champions (como o atual campeão Tottenham, Chelsea, Manchester United, Internazionale, Arsenal e etc), nessa temporada há times do "perfil Europa League", como o Porto, Roma, Aston Villa, Feyenoord e Lyon, não sendo possível destacar um grande favorito.

E é nisso que os representantes alemães podem se apoiar para a busca de um inédito título!

Freiburg

Esta será a sexta participação do Brasileiros de Breisgau (Breisgau-Brasilianer), sendo a primeira no novo formato, algo que não incomoda o atacante Maxi Eggestein, que declarou em entrevista coletiva: "Acho emocionante. Não podemos comentar se é melhor ou pior do que o antigo sistema até que tenhamos jogado nele. De qualquer forma, ainda estamos felizes por fazer parte disso."

Já o oponente de estreia, o Basel, não é nada desconhecido da equipe alemã, embora eles nunca tenham se enfrentado oficialmente, sendo um frequente adversário em amistosos durante a pausa para a Data FIFA. A distância territorial também é outro fator que o aproxima da equipe suíça: a viagem dura pouco menos de uma hora — ah, e o Freiburg utiliza o aeroporto internacional da Basiléia para voos internacionais. O treinador Julian Schuster foi um pouco além, dizendo que o confronto é um clássico internacional:

“Para mim, é um clássico. Simplesmente pela proximidade entre os dois clubes. Para todos os torcedores suíços, também, não é uma jornada longa. Tudo aponta para uma ocasião emocionante e estou realmente ansioso por tudo isso.”

Além de uma estreia complicada, o Freiburg dará sequência na copa enfrentando o Bologna, Utrecht, Nice, Vitória Pilsen, Salzburg, Maccabi Tel Aviv e Lille. Entretanto, com o Freiburg superando o fraco início do campeonato alemão, tendo vencido os dois últimos jogos, houve uma boa injeção de ânimo para o time.

Nas duas últimas vezes que o Freiburg esteve na Liga Europa, a equipe chegou às oitava de finais. Nesta temporada, a expectativa é ir mais longe!

Stuttgart

Os Suábios conseguiram a vaga para a Europa League conquistando a Copa da Alemanha — o seu primeiro título de elite em dezoito anos. A empolgação poderia ser maior, se não fosse o desempenho instável no início da Bundesliga; são duas vitórias e duas derrotas, com os resultados se alternando.

Diferentemente do Freiburg, o Stuttgart foi um frequentador assíduo da competição até os anos 2000, tendo perdendo a final em 88/89 para o Napoli (de Maradona e Careca), tornando a tradicional equipe alemã como um dos possíveis favoritos ao título.

Se nas duas últimas décadas, o time esteve mais focado em sobreviver na primeira divisão (ou em voltar para ela) alemã, as temporadas recentes renderam "alegria para o povo" de Estugarda, com a participação na Champions e a conquista da Copa da Alemanha. Aliás, na comemoração do título da temporada passada, o meia Jamie Leweling prometeu levar o clube à final da competição. E, em entrevista para o site oficial do Stuttgart, ele manteve o seu discurso:

"No meu discurso, estabeleci uma meta grande e ambiciosa depois de levantar a taça — e a mantenho. É importante ter sonhos e trabalhar duro para realizá-los. Tudo é possível na Liga Europa. Obviamente, queremos começar bem a fase de grupos da competição e estamos totalmente focados no nosso primeiro jogo."

O caminho, igualmente ao do Freiburg, será difícil, com Celta de Vigo (cuja estreia é amanhã), Basel, Fenerbahçe, Feyenoord, Go Ahead Eagles, Maccabi Tel Aviv, Roma e Young Boys, em sua chave.

Na história da Copa da UEFA/ Europa League, cinco times alemães conquistaram a taça da segunda competição europeia (sendo que o Borussia Monchengladbach e o Eintracht Frankfurt tem dois títulos cada), e o retrospecto recente é — de certa forma — bom: nas últimas cinco edições, a Alemanha teve ao menos um representante nas semifinais em quatro edições, com o Frankfurt vencendo a final em 21/22 e o Bayer sendo vice, em 23/24.

Agora é a vez do Freiburg e Stuttgart escreverem a sua história!

Saiba mais sobre o veículo