Futebol em Números
·20 de julho de 2022
In partnership with
Yahoo sportsFutebol em Números
·20 de julho de 2022
Michael, Romarinho, Bruno Henrique e Marcelo Grohe são alguns dos brasileiros que jogam no pouco conhecido futebol árabe, mas encantam seus torcedores
Escrito por
Lucas Barile Passoli
Foto: Frederico Tadeu/Avaí F.C.
O goleiro Douglas Friedrich, 33 anos, encerrou sua segunda passagem pelo Avaí e acertou sua transferência para o Al-Khaleej, de Jeddah, da Arábia Saudita. Destaque do time em 2017, Douglas voltou ao clube catarinense em nesta temporada de 2022, depois de três anos no Bahia e uma passagem pelo Juventude no Brasileirão de 2021.
Pelo Avaí, Douglas disputou tem 52 partidas e ficou 19 sem sofrer gols nas duas passagens. Além de Bahia e Juventude, o goleiro atuou também por Capivariano-SP, Ituano-SP, Caxias-RS e Bragantino. Em 2016, chegou a ser contratado pelo Corinthians, mas não entrou em campo pelo time paulista.
Douglas defenderá o Al Khaleej, na Liga Saudita, e será mais um brasileiro, do grupo de 15 nomes que atuam na atual edição. Conheça alguns outros nomes que estão brilhando por lá:
Foto: Ittihad / Divulgação
Mais um goleiro, Marcelo Grohe com o Grêmio foi campeão da Copa do Brasil, da Libertadores, da Recopa Sulamericana além de ter vencido também a série B do Campeonato Brasileiro de 2005. Aos 35 anos defende o Al Ittihad desde 2019, time da primeira divisão saudita e acumula fãs pelo país, em dezembro de 2020 foi eleito o melhor goleiro do futebol árabe do mês. Pelo Ittihad Grohe tem 80 partidas disputadas, sem ter sido vazado em 23 delas.
O time que já foi treinado por Fábio Carille também conta com o atacante ex-Corinthians Romarinho, carrasco palmeirense e um dos heróis da Libertadores de 2012. Além dele, o volante Bruno Henrique com passagens por Corinthians e Palmeiras, conquistando um campeonato brasileiro por cada um.
Foto: Al Nassr / divulgação
Anderson Talisca surgiu no Bahia onde atuou por 33 jogos marcando 4 gols. Em julho do ano passado integrou o elenco o Al Nassr. Sua adaptação foi rápida e em seu primeiro ano no país fez o mesmo número de jogos que fez pelo Bahia, 33, mas marcou 22 gols além de 4 assistências. Estes números deram a ele o carimbo de craque do time e caiu rapidamente nas graças da torcida.
Clubes do Brasil observam atentamente a situação de Talisca em seu novo clube e a todo momento seu nome é veiculado como ponto de interesse de Grandes clubes como Corinthians, Palmeiras, Flamengo e seu clube formador, o Bahia.
Foto: Al-Hilal / Divulgação
Michael atuou no Flamengo em 2021 e após um início conturbado ele mostrou seu bom futebol e conquistou o carinho da torcida rubro-negra. No clube carioca Michael conquistou uma Campeonato Brasileiro, uma Supercopa do Brasil e uma Recopa Sul-Americana.
Em Janeiro de 2021 se transferiu ao futebol árabe para defender as cores do Al Hilal, time que disputou a última edição do mundial de clubes. Em sua primeira temporada no clube atraiu a atenção da torcida por sua velocidade e seus dribles. Foi campeão Saudita, tendo atuado em 19 partidas na temporada, anotando 3 tentos e dando 4 assistências.
A torcida o vê como craque e até pede o atacante no grupo do técnico Tite na Seleção Brasileira.