CBF
·24 de novembro de 2025
In partnership with
Yahoo sportsCBF
·24 de novembro de 2025
O Athletico garantiu neste domingo (23) seu retorno à 1ª divisão do futebol brasileiro. A equipe paranaense chegou aos 65 pontos com uma vitória por 1 a 0, em casa, contra o América-MG. Com o resultado o time comandado por Odair Hellmann ficou com o vice-campeonato da Série B 2025.
“Este clube não merecia estar na segunda divisão. Foi uma campanha muito difícil, mas no 2º turno nós mostramos a grandeza do Athletico dentro e fora de campo e conseguimos a classificação”, declarou o treinador ainda no gramado, quando comemorava o acesso com o a torcida.
O Furacão passou a maior parte do campeonato fora da zona de classificação. Foram apenas nove das 38 rodadas no G4. O time terminou a primeira metade da competição na 13ª posição, mas fez um returno de recuperação e chegou a última rodada com chance até de conquistar o título.
João Cruz comemora o gol da vitória do Athletico-PR sobre o América-MGCréditos: Staff Images / CBF
A vitória neste domingo veio com gol do meio-campista João Cruz, um “piá do Caju”, formado nas categorias de base da equipe. Mas os três pontos não foram suficientes para ficar com o título já que o rival, Coritiba, também venceu ao bater o Amazonas, fora de casa e garantir a liderança.
O Athletico se despede da Série B na 2ª posição com 65 pontos. Foram 19 vitórias, 11 empates e oito derrotas em 38 jogos. O clube encerrou sua participação com o melhor ataque da competição (53 gols marcados), mas também com a pior defesa (43 sofridos).
“Agora temos que ter os pés no chão e tranquilidade para chegar na Série A e fazer um bom trabalho”, avaliou o goleiro Santos, um dos principais heróis da conquista atleticana.
Além de Coritiba e Athletico-PR, os outros clubes contemplados com o acesso para a Série A de 2026 foram a Chapecoense, que derrotou em casa o Atlético-GO por 1 a 0, e o Remo, que bateu o Goiás por 3 a 1, em Belém.









































