G-6 do Brasileirão pode virar G-9; entenda cenários para distribuição de vagas à Libertadores | OneFootball

G-6 do Brasileirão pode virar G-9; entenda cenários para distribuição de vagas à Libertadores | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Coluna do Fla

Coluna do Fla

·31 de outubro de 2024

G-6 do Brasileirão pode virar G-9; entenda cenários para distribuição de vagas à Libertadores

Imagem do artigo:G-6 do Brasileirão pode virar G-9; entenda cenários para distribuição de vagas à Libertadores

Flamengo pode ser um dos times a abrir nova vaga no Brasileirão


O Flamengo empatou com o Internacional e segue na quarta posição do Brasileirão. Porém, talvez o Mengão nem precise ficar nessa colocação para se classificar à Libertadores. Contando com as fases prévias do torneio continental, o Campeonato Brasileiro oferece vagas para os seis primeiros. Todavia, com o desempenho das equipes nas copas, o G-6 pode até virar G-9. O Fla, inclusive, é um dos times que pode ‘puxar’ outros para a Libertadores da América de 2025.

CENÁRIOS PARA MAIS VAGAS NA LIBERTADORES

Como é atualmente: G-6.


Vídeos OneFootball


Para virar G-7: líder do Brasileirão e garantido no G-6, Botafogo abrirá sétima vaga caso ganhe a Libertadores. Afinal, o time carioca teria classificação assegurada na edição 2025 como último campeão.

Para virar G-8: com Botafogo ganhando a Libertadores e o Flamengo vencendo a Copa do Brasil, o Mengão abrirá a oitava vaga no Brasileirão.

Para virar G-9: atual oitavo colocado do Brasileirão, o Cruzeiro está na final da Copa Sul-Americana. Caso triunfe e mantenha a posição, abrirá uma vaga na Libertadores do ano que vem.

Importante ressaltar que, no cenário atual, de G-6, quatro times vão direto para a fase de grupos e dois precisarão passar pela pré-Libertadores. Caso Botafogo ganhe a Libertadores, Flamengo leve a Copa do Brasil e o Cruzeiro conquiste a Sul-Americana, e o trio siga entre os primeiros do Brasileirão, sete times do país irão para o estágio principal do torneio continental, com outros dois nas preliminares.

RECORDE

Caso nove times brasileiros disputem a Copa Libertadores da América em 2025, igualará um recorde na história da competição. A última vez aconteceu em 2022. Na ocasião, as vagas foram distribuídas para: Athletico-PR, Atlético-MG, Flamengo, Palmeiras, Corinthians, Fortaleza, Bragantino (todos esses na fase de grupos), Fluminense e América-MG (os dois na fase prévia).

Portanto, a última Libertadores com nove brasileiros traz boas lembranças ao Flamengo. Afinal, o Mais Querido levantou o tricampeonato naquele ano. Dos oito possíveis adversários do país, dois cruzaram o caminho do Rubro-Negro. Nas quartas de final, o Mengão eliminou o Corinthians, com duas vitórias. Já na decisão, em confronto único, Gabigol fez o gol do título sobre o Athletico-PR, no Equador.

COPA DO BRASIL

O Flamengo tenta encaminhar a vaga para a Libertadores via Copa do Brasil neste domingo (03), quando enfrenta o Atlético-MG, pela ida da decisão. A bola rola a partir das 16h (horário de Brasília), no Maracanã, com transmissão do Coluna do Fla, ao vivo, no YouTube. Além disso, Globo (aberta), SporTV (fechada), Premiere (pay-per-view) e Prime Vídeo (streaming) mostram a decisão.

Saiba mais sobre o veículo