Central do Timão
·12 de janeiro de 2026
Gabriel Paulista é apresentado como novo camisa 20 do Corinthians e se emociona em entrevista coletiva

In partnership with
Yahoo sportsCentral do Timão
·12 de janeiro de 2026

O Corinthians apresentou oficialmente, no início da tarde desta segunda-feira, o zagueiro Gabriel Paulista, que vestirá a camisa 20. O defensor foi recebido pelo presidente Osmar Stabile e pelo diretor executivo Marcelo Paz e falou sobre a negociação com o clube, além de detalhar os motivos que o levaram a aceitar a proposta para defender o Timão.
Durante a entrevista, Gabriel destacou a relação afetiva com o Corinthians e explicou que a decisão de retornar ao Brasil envolveu questões pessoais e familiares, além do desejo antigo de vestir a camisa alvinegra.

Foto: Leo Rodrigues/Central do Timão
“Isso é um sonho de criança. Eu sou torcedor do Corinthians. Nos últimos dias, despertou ainda mais; já vinha há um tempo querendo muito estar aqui. Estou há um ano falando com o Renan (empresário), com o Fabinho (Soldado) também. E também tiveram alguns problemas particulares de família. Minha mãe tem um probleminha de demência. Então, os últimos dias para mim foram bastante complicados. Não foi fácil tomar uma decisão, abrir mão daquilo que eu conquistei. Mas acho que o dinheiro não é tão importante quando você está com a sua família”, contou.
O zagueiro também relatou como se desenrolaram as tratativas finais e destacou o simbolismo pessoal de concretizar o retorno ao futebol brasileiro vestindo a camisa do Corinthians.
“A gente entrou em um acordo com o Besiktas. E aí, sim, a gente iniciou de novo as conversas com o Corinthians e acabou chegando a um final feliz. Estou conseguindo realizar o sonho, hoje eu estou aqui. E, claro, ainda a ficha não caiu; muitas vezes, eu venho de casa até aqui, no CT, e venho pensando muito. Queria muito que uma pessoa estivesse aqui comigo. Ele me influenciou muito a ser torcedor do Corinthians, que é meu irmão. Eu realizei o sonho dele. Ele era torcedor do Corinthians. Ele fazia parte da Gaviões. Então, tudo isso fortaleceu”, complementou.
A contratação de Gabriel Paulista foi anunciada pelo clube no último domingo. O defensor chega sem custos, após rescindir contrato com o Besiktas, da Turquia, e assinou vínculo válido até 31 de dezembro de 2027.
Antes da oficialização, o jogador passou por exames médicos no sábado, um dia após desembarcar em São Paulo. No domingo, esteve na Neo Química Arena para acompanhar a vitória do Corinthians por 3 a 0 sobre a Ponte Preta, pela primeira rodada do Campeonato Paulista.
Revelado nas categorias de base do Vitória, Gabriel estreou profissionalmente em 2010 e ganhou destaque nas temporadas seguintes, sendo eleito um dos melhores zagueiros do Campeonato Baiano. O desempenho o levou ao futebol europeu em 2013, quando foi contratado pelo Villarreal, da Espanha. Dois anos depois, acertou com o Arsenal, da Inglaterra, onde conquistou títulos importantes, como a FA Cup.
Em 2017, o defensor se transferiu para o Valencia, clube em que viveu o período mais longo e consistente da carreira, com mais de 200 partidas disputadas e a conquista da Copa do Rei. Posteriormente, defendeu o Atlético de Madrid, mas teve poucas oportunidades, atuando em apenas cinco jogos. Já em meados de 2024, assinou com o Besiktas, da Turquia, onde permaneceu até rescindir contrato em janeiro deste ano.
Gabriel Paulista não é o único nome em pauta no mercado alvinegro. O Corinthians tem a contratação do meio-campista Matheus Pereira, do Fortaleza, encaminhada, assim como a do lateral-direito uruguaio Pedro Milans.
Veja Mais:

Viva a história e a tradição corinthiana no Parque São Jorge. Clique AQUI e garanta sua vaga!
Sexta e sábado: 10h15 | 12h | 14h45Domingo: 9h20 | 11h | 13h50









































