MundoBola
·07 de janeiro de 2026
Gabriel Paulista rescinde com Besiktas e abre conversas para realizar sonho de jogar no Corinthians

In partnership with
Yahoo sportsMundoBola
·07 de janeiro de 2026

O zagueiro Gabriel Paulista rescindiu contrato com o Besiktas, da Turquia, nesta terça-feira (6), e iniciou conversas com o Corinthians para um possível retorno ao futebol brasileiro. A informação foi divulgada inicialmente pelo GE. O defensor de 35 anos alegou questões familiares para romper o vínculo, que iria até meados de 2027, e agora está livre no mercado.
Embora a zaga não seja tratada como prioridade absoluta no planejamento do Corinthians para 2026, Gabriel se encaixa no perfil buscado pelo clube neste momento: jogadores sem custo de aquisição, experientes e dispostos a negociar dentro da realidade financeira alvinegra.
O interesse em vestir a camisa do Corinthians é público e antigo. Em entrevistas e postagens nas redes sociais, Gabriel Paulista nunca escondeu a ligação emocional com o clube. Em uma declaração recente, quando ainda atuava pelo Besiktas, o zagueiro voltou a reafirmar esse desejo de forma clara.
‘Eu tenho um sonho. Eu já falei para todo mundo que o meu sonho é voltar ao Brasil e jogar no Corinthians. É meu sonho. Entram questões familiares, minha infância. Torci pelo clube por causa do meu irmão, que era da Gaviões, mas que faleceu’, afirmou o jogador em entrevista ao jornalista André Hernan, em fala reproduzida pelo TNT Sports.
A manifestação ajuda a explicar a disposição do defensor em fazer concessões financeiras para viabilizar o acordo, algo que não era possível enquanto tinha contrato longo com o clube turco.
Para avançar em qualquer negociação, o Corinthians ainda precisa resolver entraves administrativos. O clube trabalha para derrubar as proibições de registrar novos jogadores, impostas pela Fifa e pela CBF.
Nesta semana, o Timão pagou antecipadamente uma parcela do acordo com a CNRD, com o objetivo de encerrar o transfer ban nacional. Paralelamente, a diretoria está próxima de um acerto para quitar a dívida superior a R$ 35 milhões com o Santos Laguna, referente à contratação do zagueiro Félix Torres.
O equatoriano Félix Torres, aliás, tem futuro indefinido no clube. O Corinthians avalia negociá-lo para reduzir a folha salarial e recuperar parte do investimento feito. O zagueiro perdeu espaço no elenco e foi pouco utilizado na reta final da última temporada.
A eventual saída de Félix - ou de outro defensor - é vista como um passo importante para abrir espaço no elenco para Gabriel Paulista.
Atualmente, o técnico Dorival Júnior conta com:
Em diversos momentos da temporada passada, Dorival precisou improvisar Raniele e Angileri no setor defensivo, o que reforça a busca por mais opções experientes.
Revelado pelo Vitória, Gabriel Paulista construiu a maior parte de sua carreira no futebol europeu. Atuou por Villarreal, Valencia, Atlético de Madrid e Arsenal, antes de se transferir para o Besiktas em julho de 2024.
Na atual temporada, disputou 17 jogos, sendo 16 como titular, mantendo regularidade até a rescisão contratual.









































