Clube Atlético Mineiro
·06 de maio de 2025
Galo vence o Juventude fora de casa

In partnership with
Yahoo sportsClube Atlético Mineiro
·06 de maio de 2025
Em um duelo bastante disputado no qual foi superior a maior parte do tempo, o Atlético superou o Juventude por 1 a 0, com gol de falta de Gustavo Scarpa, no Estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul, pela sétima rodada do Campeonato Brasileiro. Com a importante vitória, o Galo subiu para a 10ª colocação na tabela, com nove pontos.
O resultado marcou a primeira vitória atleticana como visitante na competição. Agora, a delegação segue viagem para Iquique, no Chile, onde enfrenta o time da casa na próxima quinta-feira (8), pela Copa Sul-Americana.
Como foi o primeiro tempo
Nos minutos iniciais, o Juventude tentou envolver o Atlético com mais posse de bola, enquanto o Galo apostava nas bolas longas pelos lados e nas inversões de jogo.
Aos 9 minutos, o Atlético quase abriu o placar: Rubens tocou para Scarpa, que enxergou a passagem de Natanael. O lateral bateu firme, exigindo boa defesa do goleiro Marcão. No rebote, a zaga afastou para escanteio.
No lance seguinte, o Juventude respondeu em contra-ataque. Jadson tocou por cima de Everson, mas Rubens apareceu para salvar quase em cima da linha.
O jogo seguia movimentado. Aos 11 minutos, Cuello deu um ótimo passe em profundidade para Rony, que apareceu nas costas da defesa. Ele finalizou com categoria na saída de Marcão, mas o VAR foi acionado e anulou o gol por impedimento.
Aos 19 minutos, o Juventude chegou com perigo pela direita. Ewerthon recebeu em velocidade, cruzou na pequena área e assustou a defesa alvinegra.
No minuto seguinte, Scarpa foi lançado em profundidade pela direita, cortou para dentro e finalizou, mas a bola parou na zaga.
Aos 23 minutos, Gilberto apareceu livre na entrada da área e chutou forte. Everson fez grande defesa, mandando para escanteio.
Scarpa sofreu falta aos 28 minutos. Ele mesmo cobrou com veneno da direita, a bola cruzou toda a área sem desvio, o goleiro Marcão não conseguiu cortar, e ela morreu no fundo do gol. Galo 1×0.
Três minutos depois, o Atlético quase ampliou. Caio Paulista recebeu belo passe pela esquerda, deu um toque por cima do goleiro, mas Marcos Paulo salvou quase em cima da linha.
Aos 41 minutos, o Galo pressionou a saída de bola do Juventude, que errou no passe. Rubens recuperou e tocou para Caio Paulista, que devolveu dentro da área. Rubens finalizou para mais uma boa defesa de Marcão. Na sequência, Caio fez jogada individual e chutou com perigo à esquerda do gol.
O Atlético aumentou a pressão nos minutos finais, especialmente pelo lado esquerdo do ataque. Aos 43, Ênio perdeu a bola perto da área, Rubens aproveitou e bateu cruzado, assustando Marcão.
O árbitro Bruno Pereira Vasconcelos deu sete minutos de acréscimo, e o Galo manteve a intensidade. Natanael recebeu de Scarpa dentro da área, bateu firme, mas foi bloqueado — a bola saiu em escanteio.
Como foi o segundo tempo
O Atlético voltou do intervalo valorizando a posse de bola e trabalhando com inteligência. Logo na primeira chegada, Rony e Cuello finalizaram em sequência, mas o goleiro Marcão fez duas boas defesas.
Aos 10 minutos, Cuello recebeu mais uma vez pela ponta esquerda, driblou Batalla e Ewerthon, invadiu a área e soltou uma bomba — Marcão espalmou com dificuldade.
Aos 18 minutos, Everson lançou Scarpa, que encontrou Natanael. O lateral bateu com perigo, assustando o goleiro adversário.
Nos primeiros 20 minutos da segunda etapa, o Galo pressionou intensamente, impedindo o Juventude de ultrapassar o meio-campo. O ataque alvinegro alternava jogadas entre os dois lados, e três finalizações foram bloqueadas dentro da área.
Juventude melhora
O Juventude só conseguiu reagir após os 20 minutos. Aos 24 minutos, Nenê, que substituiu Jean Carlos no intervalo, balançou as redes na primeira chegada do time da casa, mas o gol foi anulado devido ao domínio com o braço do atacante Ênio.
Dois minutos depois, aos 26, Nenê finalizou de fora da área e obrigou Everson a fazer uma ótima defesa, mandando para escanteio.
Scarpa respondeu com um passe genial para Igor Gomes na entrada da área. O camisa 17 bateu forte, mas Marcão defendeu com segurança.
Na sequência, o Juventude voltou a assustar. Um chute potente de fora da área exigiu mais uma grande intervenção de Everson.
Aos 34 minutos, o árbitro marcou pênalti para o time da casa após cruzamento que tocou no braço de Natanael. No entanto, o VAR entrou em ação e identificou impedimento de Ênio no lance, anulando a penalidade.
Cuca promoveu a primeira mudança colocando Palácios no lugar de Igor Gomes. A partida seguiu equilibrada e bastante disputada nos minutos finais.
Na reta final, Rony foi substituído por João Marcelo. Já nos acréscimos, Cuca ainda colocou Vitor Hugo e Bernard nas vagas de Caio Paulista e Cuello.
Everson brilhou mais uma vez aos 52 minutos, ao defender chute rasteiro de Ewerthon dentro da área, após cruzamento de Ênio.
O árbitro encerrou a partida aos 55 minutos. Vitória do Atlético por 1 a 0 fora de casa.
Pedro Souza/Galo
Siga o Galo nas redes sociais: @atletico