Coluna do Fla
·25 de abril de 2025
Galvão Bueno critica Flamengo por quantidade de estrangeiros no elenco: “Não é legal para o futebol brasileiro”

In partnership with
Yahoo sportsColuna do Fla
·25 de abril de 2025
Cada vez mais os times brasileiros têm apostado em estrangeiros para as disputas das competições. No Flamengo, não é diferente, e sete gringos estão à disposição do técnico Filipe Luís. Porém, para o narrador Galvão Bueno, a prática do Rubro-Negro e de outras equipes não é a ideal para o desenvolvimento do futebol no país.
— Antes era permitido sete estrangeiros por time no futebol brasileiro, os clubes pediram para aumentar para nove. Outro dia o Palmeiras jogou com oito estrangeiros contra o Corinthians. Muitas vezes o Flamengo começa o jogo com seis. Eu acho que isso não é legal para o futebol brasileiro. Toma espaço. Deveria ser assim: o time pode ter nove estrangeiros, mas em campo só pode ter quatro — disse Galvão Bueno, em entrevista à ‘Romário TV’, canal no YouTube do ex-atacante do Flamengo.
O campeão do mundo em 1994 e ídolo do Flamengo reforçou a opinião de Galvão Bueno e concordou com a ideia do narrador em reduzir o número de estrangeiros. “Eu concordo. Perfeito. Para mim, quatro seria o ideal. Pode ficar mais no banco, mas no campo tem que ser quatro“, acrescentou Romário.
Atualmente, o Flamengo conta com sete estrangeiros no grupo. São eles: Varela, Viña, De La Cruz e Arrascaeta, do Uruguai; Erick Pulgar, do Chile, Agustín Rossi, da Argentina; e Gonzalo Plata, do Equador. Na última partida do Mengão, por exemplo, contra a LDU (EQU), apenas três foram titulares: o goleiro, o chileno e o camisa 10.
Dos sete estrangeiros, um é certeza que estará em campo no domingo (27), contra o Corinthians: Agustín Rossi. Por outro lado, outro é baixa garantida: Matias Viña, lesionado. Por outro lado, os demais lutam pela condição de titular no time de Filipe Luís para a partida do Maracanã. Assim sendo, a bola rola a partir das 16h (horário de Brasília), com transmissão da Globo (aberta), Premiere (pay per view) e Coluna do Fla (YouTube).