
Gazeta Esportiva.com
·05 de setembro de 2025
Garotos da base agradam e podem ser soluções ‘caseiras’ para Vojvoda no Santos

In partnership with
Yahoo sportsGazeta Esportiva.com
·05 de setembro de 2025
No último domingo, o Santos empatou sem gols contra o Fluminense, na Vila Belmiro, em compromisso válido pela 22ª rodada do Campeonato Brasileiro. O técnico Juan Pablo Vojvoda priorizou a experiência de alguns jogadores em detrimento de alguns jovens em sua estreia pelo Peixe.
No setor defensivo, Zé Ivaldo substituiu Luisão. O garoto Souza, por exemplo, perdeu a vaga no time titular para Escobar, velho conhecido do treinador dos tempos de Fortaleza. Já no meio-campo, Bontempo foi bancado para que jogasse a dupla Zé Rafael e Tomás Rincón.
Souza e Bontempo vinham sendo titulares do Santos sob o comando do ex-treinador Cleber Xavier. Já Robson Júnior, o Robinho Jr., chegou a entrar no segundo tempo em algumas ocasiões. O que chamou a atenção foi que, contra o Fluminense, nenhum deles foi sequer acionado por Vojvoda.
Robinho Jr., inclusive, foi um pedido da torcida do Santos no segundo tempo, que acabou não atendido por Vojvoda. O técnico argentino deixou claro que as três joias do Peixe o agradam, mas que decidiu prezar pela experiência em seu primeiro jogo pela equipe.
“Gosto dos três [Souza, Bontempo e Robinho Jr.]. Souza é um jogador que sabemos… quando o enfrentei, é um jogador muito forte, com muita potência para fazer ultrapassagens, bom tecnicamente. Mas sabíamos que vínhamos de um momento de duas partidas consecutivas perdendo, então precisava assegurar a parte defensiva. Do Juninho, estou falando [com ele] e estou perto dele também. Sobre Bontempo, comecei a semana com ele em minha cabeça, mas teve um leve desconforto durante a semana”, afirmou Vojvoda.
🇦🇷🇵🇾–
Apesar de não terem sido utilizados na estreia, Vojvoda tem planos de seguir utilizando os garotos da base do Santos no restante da temporada. O treinador indicou que, em um futuro próximo, os Meninos da Vila terão mais oportunidades.
Além de Bontempo, Souza e Robinho Jr., o Santos também tem outros nomes em seu plantel de garotos que estão treinando junto ao profissional. São os casos do zagueiro João Ananias e do volante Hyan, que estreou na equipe de cima no ano passado.
“Vou precisar de todos, e até o último momento tinha dúvidas. Os garotos da base vão ter possibilidades e opções comigo, fiquem tranquilos. Já começo a saber o que é o Santos, porque a primeira pergunta é a respeito dos meninos da base [risos]”, completou o comandante.
A data Fifa, inclusive, é uma oportunidade para Vojvoda conhecer e entender melhor as características dos jovens jogadores do Santos. O argentino terá cerca de 11 dias para preparar o Peixe para o compromisso contra o Atlétic0-MG, válido pela 23ª rodada do Brasileirão.
Bontempo iniciou a temporada disputando a Copinha pelo Santos e, posteriormente, foi integrado ao profissional. O meio-campista ganhou a vaga como titular na metade do Paulista, mas voltou à condição de reserva durante a passagem de Cleber Xavier. Apenas na reta final, retornou ao 11 inicial.
Souza iniciou o ano sem grandes oportunidades no Santos, mas foi uma aposta de Cleber Xavier em sua chegada do Peixe. O Menino da Vila se consolidou no time titular. Entretanto, como todo jovem, oscilou recentemente e foi bancado contra Bahia e Fluminense.
Robinho Jr., por sua vez, fez sua estreia no profissional do Santos nesta temporada. O garoto entrou na segunda etapa da partida contra o Fluminense e disputou cerca de 25 minutos. Ele vem sendo guiado e observado de perto por Neymar, muito amigo de seu pai.
Ao vivo
Ao vivo