Central do Timão
·17 de dezembro de 2025
Gaviões da Fiel são liberados para final entre Corinthians e Vasco, que terá esquema especial de segurança e alerta máximo

In partnership with
Yahoo sportsCentral do Timão
·17 de dezembro de 2025

A Gaviões da Fiel foi liberada pela Federação Paulista de Futebol (FPF) para marcar presença no primeiro jogo da final da Copa do Brasil entre Corinthians e Vasco, nesta quarta-feira (17), às 21h30, na Neo Química Arena. Mesmo punida até o fim de 2026, a principal torcida organizada do clube alvinegro estará no Setor Norte do estádio para o confronto decisivo.
A liberação ocorre em meio a um esquema especial de segurança montado pelas forças de São Paulo e do Rio de Janeiro. De acordo com informações do UOL, a partida foi classificada internamente pelas autoridades como de “alerta vermelho”, mobilizando uma operação conjunta que envolve Polícia Civil, Polícia Militar, Ministério Público e a Polícia Rodoviária Federal (PRF) dos dois estados.

Foto: Rodrigo Coca/Ag. Corinthians
A punição à Gaviões da Fiel foi aplicada na última semana, após uma briga envolvendo integrantes da organizada corinthiana e da Torcida Independente, do São Paulo, depois do Majestoso disputado no fim de novembro. Na ocasião, membros das duas torcidas entraram em confronto na região do Bexiga, no centro da capital paulista. Em sua defesa, a Gaviões alegou que os torcedores foram vítimas de uma emboscada enquanto retornavam aos seus veículos. O promotor responsável pelo caso, porém, sustentou que o encontro não foi casual, classificando o episódio como um “confronto armado previamente planejado”, sobretudo pelo número de envolvidos.
A decisão judicial determina que nenhum torcedor pode acessar o estádio com adereços que façam referência à organizada. Bonés, roupas, faixas, bandeiras ou qualquer item ligado à Gaviões estão proibidos. Em clássicos disputados em São Paulo, o modelo de torcida única já está em vigor. Em partidas fora do estado, no entanto, cabe às federações locais e aos respectivos Ministérios Públicos decidir se acatam ou não a recomendação. A expectativa é de que a organizada também esteja presente na finalíssima, no Maracanã.
Diante do histórico de confrontos entre torcidas, um protocolo rigoroso foi estabelecido para o deslocamento da torcida visitante. Para evitar emboscadas e conflitos na Via Dutra, apenas torcedores com ingresso comprovado poderão embarcar nos ônibus das caravanas no Rio de Janeiro. As placas dos veículos foram cadastradas e estão sendo monitoradas, enquanto a PRF e o Batalhão de Choque acompanham o trajeto. Ao cruzarem a divisa com São Paulo, os ônibus do Vasco deverão ser interceptados e escoltados diretamente até a Neo Química Arena. O mesmo esquema será aplicado de forma inversa no jogo de volta, no Rio de Janeiro, para a torcida do Corinthians.
No entorno do estádio, haverá um perímetro de segurança ampliado, com a instalação de checkpoints nas principais vias de acesso. Apenas torcedores com ingresso físico ou digital poderão circular nas áreas próximas, com o objetivo de coibir a ação de cambistas e evitar aglomerações nas catracas.
Em nota enviada ao UOL, a Secretaria de Segurança Pública (SSP) informou que as Polícias Civil e Militar atuarão de forma integrada para reforçar a fiscalização. Segundo o comunicado, o planejamento operacional da PM será coordenado pelo 2º Batalhão de Polícia de Choque, com policiamento ostensivo antes, durante e após a partida.
“O efetivo será empregado tanto no interior quanto no entorno do estádio, garantindo a segurança no deslocamento do público, a fluidez viária, o controle de fluxo, a prevenção de ilícitos e o acompanhamento das torcidas, conforme análise prévia de risco”, informou a SSP.
No início do ano, durante a final do Campeonato Paulista contra o Palmeiras, todas as torcidas organizadas, incluindo a Gaviões da Fiel, haviam sido punidas pelo uso de sinalizadores e rojões na Neo Química Arena. A medida, no entanto, foi revertida em outubro após a assinatura de um termo de ajustamento de conduta, no qual as torcidas se comprometeram a não repetir os atos festivos.
Veja mais:

Viva a história e a tradição corinthiana no Parque São Jorge. Clique AQUI e garanta sua vaga!
Sexta e sábado: 10h15 | 12h | 14h45Domingo: 9h20 | 11h | 13h50









































