Gaviões da Fiel se pronuncia após atrito entre dirigentes do Corinthians: “É inadmissível” | OneFootball

Gaviões da Fiel se pronuncia após atrito entre dirigentes do Corinthians: “É inadmissível” | OneFootball

Icon: Central do Timão

Central do Timão

·19 de abril de 2024

Gaviões da Fiel se pronuncia após atrito entre dirigentes do Corinthians: “É inadmissível”

Imagem do artigo:Gaviões da Fiel se pronuncia após atrito entre dirigentes do Corinthians: “É inadmissível”
  1. Por Henrique Pereira / Redação da Central do Timão

O Corinthians vive uma crise em seus bastidores que se tornou pública nas últimas 48 horas. Os ataques e trocas de acusações envolvem sobretudo dois personagens: o diretor estatutário de futebol Rubens Gomes, o Rubão, e o presidente do Conselho Deliberativo Romeu Tuma Júnior. Em meio ao conflito, a Gaviões da Fiel, principal torcida organizada do clube, divulgou um pronunciamento oficial sobre o caso.

“Essa exposição negativa do Corinthians é inadmissível e acontece ao mesmo tempo em que o retrospecto do departamento de futebol mostra um desempenho abaixo do esperado para a grandeza do Clube e, ao invés de os poderes contribuírem para sairmos dessa situação, infelizmente preferem expor mazelas políticas menores que somente pioram o momento atual.”, escreveu a organizada em nota oficial publicada nesta sexta-feira, 19.


Vídeos OneFootball


Imagem do artigo:Gaviões da Fiel se pronuncia após atrito entre dirigentes do Corinthians: “É inadmissível”

Foto: Rodrigo Coca/Ag. Corinthians

Ainda na nota divulgada nesta sexta, os Gaviões citaram os incisos C e H do artigo 24 do estatuto do clube, que determinam que seus associados se portem com correção e zelo, e que não sujem a imagem do clube, por qualquer meio, inclusive pela imprensa. Também foi citado o inciso E do artigo 28, que prevê pena de desligamento para aquele que difama a imagem do clube.

A torcida organizada finalizou a nota pedindo para que Augusto Melo, presidente do Corinthians, solicite que a Comissão de Ética do clube apure profundamente o caso e tome providências para que exposições negativas não se repitam.

Tudo começou na última terça-feira, 16, quando o portal Meu Timão divulgou que Rubão e o presidente Augusto Melo estariam vivendo conflito nos bastidores e que, apesar de continuar presente diariamente no CT, a participação do diretor de futebol nas decisões teria diminuído recentemente, o que foi negado por ambos os dirigentes do clube.

Posteriormente, o dirigente deu entrevista ao ge.globo, onde apontou que Romeu Tuma Júnior estaria tentando criar um “governo paralelo” dentro do Corinthians. O presidente do Conselho Deliberativo respondeu as acusações e teceu crítica incisivas a Rubão em nota oficial divulgada horas depois da matéria.

Por volta das 21h da última quinta-feira, 19, Rubão respondeu a nota publicada por Tuma, através de um posicionamento em seu perfil no Instagram. O diretor de futebol criticou o uso do papel timbrado do Corinthians por parte do presidente do CD, e reafirmou as acusações feitas anteriormente, além de tecer novas críticas à sua postura. A sucessão dos acontecimentos levou a Gaviões da Fiel a publicar a nota repudiando o atrito.

Rubão e Tuma se conhecem há vários anos, com o primeiro tendo trabalhado como chefe de gabinete do segundo, quando era deputado estadual, entre os anos de 2003 e 2007. O afastamento entre ambos teve início no contexto da crise política e institucional profunda vivida pelo Corinthians durante a era MSI. O ano de 2007 foi, também, quando Rubão dirigiu o futebol do clube pela primeira vez e viu o clube ser rebaixado no Brasileirão.

Hoje, o embate também conta com motivações eleitorais, pois, conforme o ge.globo apurou, o sucessor de Augusto Melo já é discutido no Parque São Jorge, e o cargo de diretor de futebol tradicionalmente costuma ser o passo anterior dos candidatos à presidência do clube, como foi com Duilio Monteiro Alves, último presidente antes da atual gestão.

Dessa forma, Rubão vem sendo pressionado, enquanto outros nomes vem sendo propostos para a função, como o do conselheiro vitalício Fran Papaiordanou, que pertence ao mesmo grupo político de Tuma e tem ganhado força nos bastidores.

Confira a nota publicada pela Gaviões da Fiel:

“O Gaviões da Fiel Torcida lamenta profundamente a discussão travada entre o diretor de futebol, Rubens Gomes e o presidente do Conselho Deliberativo, Romeu Tuma Junior, por meio da imprensa nos últimos dias.

Essa exposição negativa do Corinthians é inadmissível e acontece ao mesmo tempo em que o retrospecto do departamento de futebol mostra um desempenho abaixo do esperado para a grandeza do Clube e, ao invés de os poderes contribuírem para sairmos dessa situação, infelizmente preferem expor mazelas políticas menores que somente pioram o momento atual.

Caso não tenham conhecimento das disposições estatutárias, o artigo 24, incisos C e H determinam que seus associados se portem com correção e zelo, bem como que não sujem a imagem do clube, por qualquer meio, inclusive pela imprensa.

Ressaltamos, também, que o artigo 28, inciso E, prevê pena de desligamento para aquele que difama a imagem do clube, o que claramente se verifica pelas declarações veiculadas.

Desta forma, deixamos aqui publicamente o nosso pedido ao presidente do clube para solicitar à Comissão de Ética a apuração de tais condutas para que didaticamente demonstre a todos que exposições negativas não serão toleradas, sobretudo quando esquecem o nosso bem maior: o Corinthians.”

Veja mais:

Clique AQUI para acessar a KTO, faça seu cadastro e ganhe 20% de bônus no primeiro depósito! Use o cupom da Central do TimãoCDT1910.

Além do promocode, qualquer usuário da KTO tem direito à primeira aposta sem risco, de até R$ 200. Exemplo: mesmo que a primeira aposta do usuário seja perdida, o valor dela, em até R$ 200, retorna como bônus para a conta.

Imagem do artigo:Gaviões da Fiel se pronuncia após atrito entre dirigentes do Corinthians: “É inadmissível”
Saiba mais sobre o veículo