Gianni Infantino, presidente da Fifa, receberá cidadania libanesa | OneFootball

Gianni Infantino, presidente da Fifa, receberá cidadania libanesa | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Gazeta Esportiva.com

Gazeta Esportiva.com

·25 de novembro de 2025

Gianni Infantino, presidente da Fifa, receberá cidadania libanesa

Imagem do artigo:Gianni Infantino, presidente da Fifa, receberá cidadania libanesa

O presidente do Líbano, Joseph Aoun, informou ao presidente da Fifa, Gianni Infantino, sua aprovação para conceder-lhe a cidadania libanesa nesta terça-feira, conforme disse à AFP o chefe da Associação Libanesa de Futebol.

“O presidente informou (Infantino) sobre o decreto e os requisitos do processo para completar sua implementação. O decreto que concede a cidadania a Infantino foi emitido porque ele é uma figura pública que presta serviços ao Líbano”, afirmou Hashem Haidar, chefe da Associação Libanesa de Futebol (LFA).


Vídeos OneFootball


Um funcionário do governo, que pediu anonimato, confirmou a oferta. Infantino, de 55 anos, é suíço-italiano e casado com uma libanesa, Leena al-Ashqar, que já trabalhou para a LFA.

“Eu ainda não tenho, mas em breve. Me sinto muito bem e muito orgulhoso, estou muito feliz. Eu já sou libanês há muitos anos, então é bom que formalizemos isso também”, disse Infantino ao canal libanês LBCI.

De acordo com o site da LFA, Aoun pediu a Infantino que “complete os documentos e papéis legais necessários para finalizar o decreto de cidadania libanesa em um momento posterior”. Infantino afirmou que o Líbano precisava de “um estádio de futebol de última geração”.

“Estamos explorando a possibilidade de construir um estádio totalmente novo… (para) 20 a 30 mil espectadores”, acrescentou. “Um estádio hoje não é apenas um lugar onde se joga”, disse Infantino. “Um estádio hoje é um símbolo de um país, e o Líbano precisa de um símbolo para o esporte e o futebol que mostre que deseja avançar para o futuro em um ambiente moderno. Para a juventude deste país.”

Imagem do artigo:Gianni Infantino, presidente da Fifa, receberá cidadania libanesa

Foto: Leonardo Fernandez / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / Getty Images via AFP

Haidar disse que Infantino havia “se comprometido a cobrir todos os custos do novo estádio no Líbano”. “Temos que garantir o terreno para o estádio e eles cuidarão do restante do processo de construção, e insistiram que o estádio seja em Beirute”, acrescentou.

O Estádio da Cidade Esportiva Camille Chamoun, em Beirute, é o maior do Líbano, com capacidade para aproximadamente 50 mil espectadores. Foi inaugurado em 1957 e renovado antes de sediar os Jogos Árabes em 1997, mas sofreu com o abandono nos últimos anos.

Saiba mais sobre o veículo