Gibraltar busca o seu primeiro ponto na história das Eliminatórias | OneFootball

Gibraltar busca o seu primeiro ponto na história das Eliminatórias | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Jogada10

Jogada10

·01 de setembro de 2021

Gibraltar busca o seu primeiro ponto na história das Eliminatórias

Imagem do artigo:Gibraltar busca o seu primeiro ponto na história das Eliminatórias

Gibraltar é um dos membros mais recentes da Fifa. Fez a sua estreia em competições da entidade nas Eliminatórias para a Copa de 2018. Terminou em último lugar no seu grupo, com dez derrotas em dez jogos. Fez três gols e levou 47, com direito a uma surra de 9 a 0 da Bélgica. Nestas Eliminatórias para o Qatar, nas três primeiras rodadas do seu grupo (H), perdeu todas por goleada, incluindo uma sova de 7 a 0 da Holanda.


Vídeos OneFootball


Nesta quarta-feira (1º), os jogadores deste minúsculo território britânico encrustado no Sul da Espanha buscam o seu primeiro pontinho em competição Fifa. Fora de casa, enfrentam a Letônia. E eles estão animados. Foi contra esta seleção que Gibraltar conseguiu a sua primeira vitória na história. A façanha aconteceu em março de 2018: 1 a 0, gol de Liam Walker, aos 43 minutos do segundo tempo em amistoso.

Imagem do artigo:Gibraltar busca o seu primeiro ponto na história das Eliminatórias

Em seu último jogo pelas Eliminatórias, Gibraltar (de vermelho) foi goleado por 7 a 0 pela Holanda – Koen van Weel/Imago Images

Motivação

O técnico Julio Ribas, uruguaio que comanda a seleção desde 2018, está empolgado. Afinal, ele diz que o time vem evoluindo e poderá contar com quase a sua “força máxima” e os dois “estrangeiros”. Tjay De Barr, atacante de 21 anos recém-contratado pelo Wycombe, da Terceirona Inglesa, e Reece Styche, inglês de nascimento e que defende o Hednesford, da Sétima Divisão inglesa.

“Também posso contar com a volta do Chipolina”, disse o animado Ribas ao jornal ‘Gibraltar Chronicle’ logo depois do último treino da equipe antes do embarque para a Letônia e que foi realizado numa praia.

Chipolina é um veterano ala de 33 anos que estava lesionado há um ano e volta agora aos gramados. Já Liam Walker, o herói da primeira vitória, ainda comanda o setor defensivo, mas está machucado e não estará em campo contra os letões. Em 2018, Walker defendia o Notts Country (Quarta Divisão inglesa) e hoje atua no Lincoln, um dos times gibraltinos.

Mas mesmo o entusiasmado Ribas sabe que a Letônia é muito favorita. O selecionado tem apenas um ponto no Grupo G, mas perdeu para Montenegro (2 a 1) sem merecer, vendeu caro a derrota por 2 a 0 para a Holanda e empatou com a Turquia em Istambul. Não por acaso todos imaginam uma fácil vitória, que seria uma revanche da derrota para os Gibraltinos em 2018.

Imagem do artigo:Gibraltar busca o seu primeiro ponto na história das Eliminatórias

Gibraltar é um território de apenas 6,8 km² que pertence à Grã-Bretanha e que fica situado no extremo sul da Espanha – Google Maps

Minúsculo

Gibraltar tem apenas 6,8 km². Isso corresponde a quase um terço da área de Nilópolis (19 km²), o menor município do estado do Rio de Janeiro. É menor do que o bairro paulista do Tatuapé (8 km²) e tem um pouco mais de 33 mil habitantes. Ainda assim, conta com um campeonato nacional com 33 equipes divididas em três divisões.

Jogos do grupo

Além desta partida, o grupo ainda terá outras duas: Turquia x Montenegro e Noruega x Holanda. Os turcos lideram com sete pontos. Holanda, Noruega e Montenegro têm seis. Letônia (um ponto) e Gibraltar (zero) são meros coadjuvantes. Mas pelo menos nesta quarta-feira prometem um jogo animado.

Siga o Jogada10 nas redes sociais: TwitterInstagram e Facebook

Saiba mais sobre o veículo