Trivela
·09 de setembro de 2022
In partnership with
Yahoo sportsTrivela
·09 de setembro de 2022
Há alguns anos que Rafal Gikiewicz se coloca como um goleiro de relevo dentro da Bundesliga. O polonês passou por Eintracht Braunschweig e Freiburg, mas estourou mesmo quando protagonizou o acesso do Union Berlim e brilhou na primeira temporada do clube na elite. Ao final de seu contrato, o arqueiro assinou com o Augsburg e manteve o ótimo nível no primeiro ano, mas não fez um campeonato tão reluzente assim em 2021/22. A recuperação recente é expressa e Gikiewicz começa a Bundesliga 2022/23 com tudo. Vide o que fez nesta sexta: pegou um pênalti aos 49 do segundo tempo, para garantir a vitória por 1 a 0 sobre o Werder Bremen em pleno Weserstadion.
O Augsburg é candidato ao rebaixamento na Bundesliga, mas tem chances de sobrevivência muito por seu goleiro. A primeira vitória dos bávaros na atual campanha, o 2 a 1 fora de casa sobre o Bayer Leverkusen, contou com uma atuação brilhante de Gikiewicz. Ele acumulou milagres e acabou eleito o melhor jogador da rodada pela revista Kicker. Nem sempre o arqueiro vai evitar o pior, com quatro derrotas do Augsburg nas cinco primeiras partidas. Mas, nesta sexta, de novo ele fez a diferença para os três pontos.
O começo do jogo no Weserstadion teve pressão do Augsburg, mas o goleiro Jiri Pavlenka fez duas ótimas defesas para salvar o Werder Bremen. Os Papagaios responderam só depois disso, mas sem passar por Gikiewicz. E o time da casa teve problemas, quando o próprio Pavlenka se lesionou e precisou ser substituído aos 29 minutos. Antes que o substituto Michael Zetterer fosse testado, o Bremen balançou as redes, mas o gol de Niclas Füllkrug foi anulado por impedimento.
Os goleiros continuaram trabalhando no segundo tempo e evitavam os gols. Porém, o Augsburg se deu melhor quando abriu o placar aos 18 minutos. Contratado no fechamento da janela, Mergim Berisha rolou para a pequena área e Ermedin Demirovic escorou para as redes. O Werder Bremen partiu para cima em busca do empate, mas sem criar tanto. O segundo dos bávaros poderia ter vindo antes, quando Berisha acertou a trave.
Aos 35, Gikiewicz começou a se erigir como herói em ótima defesa diante de Niklas Schmidt. Isso até que o lance decisivo acontecesse nos acréscimos, com um pênalti para os Papagaios por toque de mão. Marvin Ducksch mirou o canto, mas Gikiewicz buscou a cobrança no cantinho e preservou o resultado. Na comemoração pela defesa, o polonês colocou a mão na orelha e provocou a torcida da casa. Alguns torcedores do Bremen saltaram das arquibancadas e tentaram invadir o campo, mas foram contidos pelos seguranças.
O Augsburg se afasta da zona de rebaixamento e abre a rodada com seis pontos, num resultado importante em sua corrida contra o descenso. É o 11° colocado. Já o Werder Bremen, que vive um início satisfatório após subir da segunda divisão, aparece logo à frente. Os Verdes somam oito pontos, na nona colocação. Se vencessem, teriam se metido dentro do G-4.
Standings provided by SofaScore LiveScore