CBF
·07 de outubro de 2025
In partnership with
Yahoo sportsCBF
·07 de outubro de 2025
Gilberto Aparecido da Silva, ou simplesmente Gilberto Silva, campeão mundial pela Seleção Brasileira em 2002, completa nesta terça (7) seu 49º aniversário. Dono de um futebol habilidoso, jogava como volante e tinha várias virtudes em campo: visão de jogo, bom no desarme e no domínio da bola e forte na marcação.
Iniciou sua carreira em 1997 pelo América-MG. Destacou-se e logo foi transferido pera o Atlético-MG, quando se tornou um dos principais jogadores da equipe. A partir de suas atuações pelo Galo, Gilberto Silva despertou a atenção e acabou convocado por Luiz Felipe Scolari para a Copa do Mundo de 2002, na Coreia do Sul e Japão.
Ele atuou nas sete partidas daquela façanha brasileira, que obteve sete vitórias – 100% de aproveitamento na competição.
Também coma Amarelinha levantou o troféu da Copa América de 2007 e da Copa das Confederações de 2005 e 2009.
O sucesso vestindo a camisa mais vitoriosa do futebol mundial o levou a fechar contrato com o Arsenal, onde conquistou outros títulos, como o Premier League, na temporada 2003-2004. No clube inglês, recebeu o apelido de “Muralha Invisível”, em razão de sua movimentação à frente dos marcadores.
Esteve ainda no futebol grego, como jogador do Panathinaikos, com o qual ganhou o campeonato nacional e a Copa da Grécia.
A Confederação Brasileira de Futebol parabeniza Gilberto Silva pelo seu 49º aniversário.