oGol.com.br
·23 de agosto de 2025
Goiás supera o América Mineiro e assume liderança da Série B

In partnership with
Yahoo sportsoGol.com.br
·23 de agosto de 2025
O Goiás é novamente líder da Série B do Campeonato Brasileiro. Neste sábado, 23, o Esmeraldino contou com um tropeço do antigo líder do Coritiba e horas depois superar o América Mineiro por 1 a 0 para reassumir a ponta.
O Goiás lidera a Série B com 44 pontos conquistados contra 43 do agora vice Coritiba. O Esmeraldino já tem 8 pontos de vantagem para o quinto colocado Novorizontino. Já o América Mineiro, com 22 pontos, pode acabar a rodada dentro da zona de rebaixamento.
Mesmo fora de casa, o América Mineiro teve a primeira boa chance do jogo. Aos 7, Figueiredo ganhou na velocidade contra Messias após lançamento longo, invadiu a área, demorou a chutar e finalizou em cima do próprio zagueiro do Goiás.
O Goiás até teve mais a bola, mas ainda com passes curtos e poucas chances de gol. A primeira finalização mais perigosa aconteceu aos 20, quando Jajá fez jogada individual dentro da área e mandou por cima da meta.
O jogo teve 30 minutos de poucas emoções e rara finalizações, sem quer as equipe sequer acertassem o alvo. A grande chance do Goiás aconteceu então aos 23, quando Moares cobrou lateral rapidamente para achar Jajá na cara do gol e o atacante soltou uma pancada, mas por cima da meta. Perdeu de maneira incrível.
A chance desperdiçada por Jajá foi mesmo o ponto alto do primeiro tempo, já que nos minutos seguintes o Goiás teve uma posse de bola improdutiva e o América Mineiro mostra uma grande incapacidade ofensiva. O intervalo chegou com o placar zerado.
Depois do grande gol perdido, Jajá sequer voltou para o segundo tempo e acabou substituído por Welliton. Quando a bola rolou, o América até conseguiu crescer e aparecer bem no ataque, mas o Goiás que marcou. Aos 9, Wellington Rato girou na entrada da área, bateu cruzado e o zagueiro Rafa Barcelos marcou contra ao tentar cortar.
Mais tranquilo, o Goiás melhorou depois do gol marcado e conseguiu trocar passes no campo de ataque com mais fluidez, ainda que sem ter finalizações claras, ainda parando na defesa na maior parte do tempo. Do outro lado, o América Mineiro teve diversas substituições que não deram melhor ofensividade.
O América passou a ser dono da bola enquanto o Goiás se fechou, mas não conseguiu levar perigo ao goleiro Tadeu em meio a enorme dificuldade criativa. Ainda assim, o Coelho foi para o abafa na reta final na busca pelo empate e acumulou bolas na área. Não teve sucesso. O Goiás que quase ampliou nos acréscimos, mas Cássio brilhou em defesa cara a cara com Welliton.