Trivela
·18 de dezembro de 2021
In partnership with
Yahoo sportsTrivela
·18 de dezembro de 2021
A Copa Árabe teve um fim emocionante, como foi em diversos momentos da competição. A Argélia conquistou o título com uma vitória por 2 a 0 na prorrogação, com o segundo gol já nos acréscimos, aproveitando o goleiro tunisiano na área adversária, depois de abrir o placar no primeiro tempo da prorrogação. A partida, disputada no Estádio Al Bayt, teve contornos dramáticos, mas premiou a equipe que foi melhor em campo.
O torneio serviu como teste para a Copa do Mundo de 2022, com o Catar como sede e disputado em seis estádios que serão usados no Mundial. A Copa Árabe não tem uma frequência definida e reúne países do Oriente Médio e Norte da África. Disputado pela primeira vez em 1963, o torneio teve sua 12ª edição em 2021. A última vez que foi disputada foi em 2012.
Foi o primeiro título da Argélia no torneio. O maior campeão do torneio é o Iraque com quatro taças, seguida pela Arábia Saudita, com dois. Tunísia, Edito, Marrocos e agora a Argélia têm um título cada. O Catar tentava seu primeiro título depois de conquistar a Copa da Ásia, em 2019, e por jogar em casa, já pensando na Copa do Mundo.
VEJA TAMBÉM:– Outros torneios que, como a Copa Árabe, prepararam terreno às sedes da Copa do Mundo– Um destaque de cada seleção que participa da Copa Árabe de 2021– As semifinais da Copa Árabe foram repletas de drama: Tunísia e Argélia farão a decisão, após vitórias agonizantes no fim dos acréscimos
A Tunísia ficou no Grupo B e liderou a primeira fase com duas vitórias e uma derrota. Goleou a Mauritânia por 5 a 1, perdeu da Síria por 2 a 0 e venceu os Emirados Árabes Unidos por 1 a 0. Nas quartas de final, venceu Omã por 2 a 1, o Egito por 1 a 0 e chegou à decisão.
A Argélia ficou no Grupo D, com duas vitórias e um empate. Goleou o Sudão por 4 a 0, venceu o Líbano por 2 a 0 e empatou com o Egito por 1 a 1. Nas quartas de final, o duelo com Marrocos foi sofrido: 2 a 2, decidido nos pênaltis a favor dos argelinos. Na semifinal, o duelo foi contra o Catar, dono da casa. A vitória por 2 a 1 também foi muito suada.
Os dois times desperdiçaram oportunidades ao longo da partida. A Argélia, especialmente, perdeu alguns gols importantes ao longo da partida. A partida teve muito equilíbrio e os dois lados poderiam ter saído com a vitória. O empate por 0 a 0, porém, persistiu por todo tempo regulamentar.
Foi só aos nove minutos do primeiro tempo da prorrogação que um dos times conseguiu abrir o placar. E foi um golaço. Banghdad Bounedjah tocou de primeira para Amir Saayoud, que, de pé esquerdo, acertou um chute colocado no ângulo. Um golaço que colocou a Argélia na frente: 1 a 0.
A comemoração, como era de se esperar, foi uma loucura. Os reservas entraram em campo abraçando o autor do gol, que correu para o próprio campo e foi muito celebrado pelos companheiros.
A Tunísia tentou voltar ao jogo e buscou o gol, mas sem conseguir encaixar boas jogadas e nem criar chances claras. Até que o jogo foi definido, já nos acréscimos do segundo tempo da prorrogação. A Tunísia teve um escanteio a seu favor e até o goleiro Mouz Hassen foi para a área. A defesa da Argélia conseguiu afastar e deu um chutão para frente. Não havia ninguém para defender o gol tunisiano e Yacine Brahimi avançou desde o seu campo para entrar na área e, sem goleiro, só empurrar a bola para o gol e marcar 2 a 0.
Foi o último lance do jogo. O árbitro encerrou a partida, com vitória para os argelinos, felizes pelo primeiro título do torneio na sua história.
Veja os melhores momentos:
O Catar, dono da casa, jogou mais cedo contra o Egito na disputa pelo terceiro lugar. Os dois times empataram por 0 a 0, mas nos pênaltis o Catar levou a melhor por 5 a 4. Os jogadores e a torcida fizeram bastante festa com o resultado, já pensando no que será a Copa do Mundo no próximo ano.
Veja os melhores momentos: