Esporte News Mundo
·09 de maio de 2024
In partnership with
Yahoo sportsEsporte News Mundo
·09 de maio de 2024
Na última quarta-feira (8), em jogo válido pela quarta rodada da fase de grupos da Copa Sul-Americana, o Fortaleza foi goleado por 4 a 1 pelo Nacional Potosí e perdeu a invencibilidade que mantinha desde o dia 27 de março. O Leão do Pici estava há 11 jogos sem sofrer revés em todas as competições que disputa.
Na altitude da cidade de Potosí, o Fortaleza entrou em campo invicto e podendo garantir a classificação antecipada da Sul-Americana. Entretanto, ao jogar há 3.960 metros acima do nível do mar, o time que estava invicto na competição sofreu com as condições adversas e desacelerou. Com gols de Callejo, Prost, Guerra e Álvarez, o Nacional Potosí derrotou o Tricolor de Aço.
Diante da dificuldade de enfrentar a equipe boliviana fora de casa, o Fortaleza montou um planejamento especial para o jogo e garantiu a pontuação nas primeiras rodadas da Sula, liderando o Grupo D e mantendo a tranquilidade para o desafio na altitude. Apesar do suposto cenário, o que o Fortaleza apresentou em campo foi muito abaixo do esperado para um time que não perdia há 11 jogos em diferentes competições.
Dominado pelo Nacional Potosí, que abriu o placar no início da partida, aos 6′, o Fortaleza não reagiu. O único gol para o lado brasileiro foi de Lucero, aos 16′, mas não demorou para que a defesa tricolor sofresse um “apagão”, iniciando uma sequência de erros. Com espaço, o ataque boliviano infiltrou no sistema defensivo e embalou a goleada para derrubar o “invencível”.
O penúltimo revés sofrido pelo Leão do Pici aconteceu em 27 de março, quando foi superado pelo Maranhão, com o placar de 3 a 2, na última rodada da fase de grupos da Copa do Nordeste. Desde então, foram seis empates e cinco vitórias, em partidas válidas pelo Campeonato Cearense, Copa Sul-Americana, Copa do Brasil, Copa do Nordeste e Brasileirão.
Além de perder a invencibilidade, o Fortaleza perdeu a oportunidade de se classificar para a próxima fase da Sul-Americana com antecedência. Na tabela, o time soma nove pontos e permanece na liderança do Grupo D, seguido do Boca Juniors com sete pontos, Nacional Potosí com quatro e o Sportivo Trinidense na lanterna, com apenas três pontos conquistados.
Conforme previsto, após a derrota, a delegação do Fortaleza retornou a Sucre e embarcou em voo fretado. O desembarga em Fortaleza acontece nesta quinta-feira (9), no período da manhã. O próximo compromisso do Leão é no domingo (12), às 16h (horário de Brasília), quando enfrenta o Botafogo na Arena Castelão, pelo Brasileirão.