Jogada10
·01 de outubro de 2025
Goleiro do Flamengo, Rossi avança no processo para se “tornar” brasileiro

In partnership with
Yahoo sportsJogada10
·01 de outubro de 2025
Desde 2023 atuando no futebol brasileiro, o goleiro Agustín Rossi está em trâmites para conquistar a cidadania brasileira. Contratado pelo Flamengo até o fim de 2027, o argentino demonstra interesse em permanecer ainda mais tempo no Rio de Janeiro e já pensa em prolongar sua passagem pela capital fluminense.
Com apoio do próprio clube, Rossi conta com a estrutura do Flamengo para dar agilidade ao processo de naturalização. Assim, o suporte institucional pode facilitar o cumprimento das exigências legais.
Rossi é um dos grandes nomes do atual elenco do Flamengo – Foto: Gilvan de Souza/Flamengo
De acordo com o artigo 65 da Lei de Migração (Lei Nº 13.445, de 24 de maio de 2017), a naturalização ordinária pode ser concedida a estrangeiros que atendam aos seguintes critérios:
O prazo de residência exigido por lei pode cair em certos casos, como quando o estrangeiro apresenta vínculos familiares com brasileiros ou tem reconhecimento por sua atuação profissional no Brasil. Ambas as condições se aplicam a Rossi, o que pode acelerar sua naturalização.
Apesar de ter vínculo em vigor por mais duas temporadas, Rossi já iniciou conversas com a diretoria rubro-negra sobre uma possível renovação contratual. A proposta envolve um reajuste salarial e a extensão do contrato até o fim de 2028. No entanto, o andamento das negociações deve ocorrer com mais calma nos próximos meses.
Vindo de atuações decisivas, o camisa 1 vive grande fase. Nos últimos dois compromissos, brilhou ao defender três pênaltis — desempenho que foi crucial tanto na virada sobre o Corinthians, pelo Campeonato Brasileiro, quanto na classificação à semifinal da Libertadores, diante do Estudiantes.